Caixa de som Bluetooth LG Xboom Go PL2: pequena com som gigante

LG Xboom Go PL2 encanta na qualidade de som e na conectividade, mas decepciona na bateria

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 10 meses

O Xboom Go PL2 é a caixa de som Bluetooth da LG para disputar mercado com outras opções portáteis. Com visual simpático, som potente e ostentando assinatura da Meridian, o caçula chegou em solo brasileiro com preço de lançamento de R$ 449.

Será que vale desembolsar tudo isso? Melhor optar pelos modelos mais potentes? O PL2 foi o meu companheiro de trabalho nos últimos dias e eu conto toda a experiência de uso em detalhes neste review.

Análise do LG Xboom Go PL2 em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O Xboom Go PL2 foi fornecido pela LG por doação. O produto será usado em conteúdos futuros e não será devolvido à empresa.

Design e conectividade

Logo de cara é possível observar que a LG não economizou na construção da caixinha. O Xboom Go PL2 traz um acabamento emborrachado, sem rebarbas e muito agradável ao toque. Ainda que um descuido possa fazer com que ele caia no chão e role sem querer, o design arredondado me agradou mais que o PK3, que é meio retangular.

Aqui nas laterais você pode estar pensando que há duplos radiadores passivos, assim como nas versões mais potentes da nova linha Xboom. Mas não. Não se engane. Na lateral direita, há uma tampa responsável por esconder e proteger uma porta USB tipo C para a alimentação, uma entrada auxiliar e o botão dual, que possibilita conectar o PL2 em outra caixinha do mesmo modelo. Na lateral esquerda, temos só um enfeite.

LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Lateral direita do LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

As luzes multicoloridas estão presentes no PL5 e no PL7, mas a LG ficou limitada apenas nessas e senti falta dessas luzes na versão de entrada. Também não entendi o porquê de a empresa colocar um detalhe nas laterais que dá a entender que há luzes coloridas na caixa de som portátil. Não foi lá uma boa estratégia, mas ok.

Na frente, podemos ver a área principal com furos para a saída do som. No topo, a LG introduziu seis botões: o de liga/desliga, ativação do Bluetooth, os de volume, de reprodução e o Sound Boost, que falaremos melhor adiante.

Ao virá-la, podemos observar a identificação Xboom bem grande e o logo da LG, mas quero falar mesmo é do orifício que possibilita colocar uma cordinha para deixar o device mais portátil. Infelizmente, a LG não envia esse acessório.

Com certificação IPX5, o corpo do speaker é resistente a respingos, mas o PL2 não é recomendado para imersão, ainda que possa aguentar um pouco.

LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Em conectividade, se você busca por uma caixa de som inteligente, talvez ele não seja interessante já que não traz assistente virtual. Entretanto, isso não significa que o produto não irá surpreender nesse quesito. Pelo contrário.

O PL2 é inteligente o suficiente para funcionar sozinho, mas, se preferir, é possível conectá-lo ao aplicativo LG Xboom. Embora esteja disponível para Android e iPhone (iOS), essa caixinha só pode ser conectada em aparelhos do robozinho verde, caso você opte por usar o aplicativo LG Xboom. O mais curioso é que o app para o PL5 e o PL7 funciona normalmente no sistema iOS.

Mesmo sem Alexa ou Google Assistente, o Xboom PL2 tem microfone e pode acionar qualquer assistente virtual de outro dispositivo pareado. Apertando o botão de reprodução por cinco segundos, consegui acionar a Siri, o Google Assistente e até a Cortana no Windows, já que trabalhei com ele conectado ao computador o tempo todo.

LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Ainda em conectividade, o PL2 pode ser pareado em até dois dispositivos ao mesmo tempo. Isso significa que se você pausar uma música no celular, ele começa a tocar o que está sendo reproduzido no computador automaticamente. O botão dual, por sua vez, garante uma experiência de som estéreo ampliando o áudio para outra caixa PL2. Mas só PL2 para PL2, infelizmente.

Qualidade de som e bateria

Chegamos ao som e, logo de cara, ressalto que ele conta com tecnologia Meridian. A LG fez muito bem ao se aliar a uma empresa com altíssima qualidade em soluções de áudio e entregar uma experiência de som robusta para essa caixinha de entrada.

O PL2 tem apenas um alto-falante e que consegue dar conta do recado com muita eficiência e intensidade. Só há um radiador passivo aqui, sendo este o grande diferencial quando o analisamos com as versões mais potentes da linha PL.

LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Com potência de 5 watts RMS, o produto entrega sons com graves equilibrados e vocais ricos mesmo com o volume no máximo, o que é surpreendente para um dispositivo desse tamanho.

Em músicas mais complexas, vez ou outra é possível notar um certo desequilíbrio, mas isso pode ser resolvido ao diminuir o volume, caso esteja no máximo.

O Sound Boost é o modo que deixa o áudio mais encorpado com graves sobressaindo. Ainda que os agudos sejam levemente prejudicados ao ativá-lo, eu gosto do Sound Boost e sempre o deixo ligado por perceber que há uma valorização significativa.

Acredito que o único ponto negativo do PL2 seja a ausência de um som 360 graus. Porque se você virar a caixa para o lado, acaba perdendo um pouco do que é emitido.

LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Se no áudio o PL2 encanta, a bateria, por outro lado, pode não animar muito e olha que nem há luzes multicoloridas aqui. A LG promete até 10 horas de reprodução que, na prática, pode não ser bem assim. Durante os meus testes, passei um dia inteiro com a caixinha ligada e ela começou a pedir carga depois de 8 horas e 18 minutos de uso; 19 minutos depois e o PL2 não aguentou e desligou de vez.

Vale a pena?

Mesmo com qualidade sonora surpreendente, o LG Xboom Go PL2 ainda fica atrás da Wonderboom 2 e da Sony SRS-XB10 que são as principais concorrentes. A XB10 é mais antiga, mas entrega 16 horas de bateria, NFC e mais opções cores.

LG Xboom Go PL2 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Eu também vejo o modelo da Sony como mais portátil, enquanto o PL2 é mais ideal para um escritório ou setup produtividade, como é no meu caso. Já a Wonderboom 2 tem som de 360 graus, garantindo uma maior imersão de áudio.

O Xboom Go PL2 poderia chegar ao mercado com luzes, a integração com outra caixa PL2 é muito restrita e a LG poderia permitir a conexão com o PL5, PL7 e outros alto-falantes anteriores da marca. Integração com app apenas no Android é um erro e, por fim, uma cordinha também poderia acompanhar o produto, né?

Apesar de tudo isso, o Xboom Go PL2 tem, sim, as suas vantagens: ótimo acabamento, conectividade decente e qualidade sonora impecável. Mesmo com preço sugerido de R$ 449, já é possível encontrá-lo por bem menos e com valores que se aproximam da concorrência.

Caixa de som Bluetooth LG Xboom Go PL2

Prós

  • Som muito potente para uma caixa pequena
  • Tem tecnologia Meridian
  • Acionar assistentes virtuais de outro dispositivo é bem legal
  • Conexão Bluetooth excelente

Contras

  • Poderia trazer luzes multicoloridas
  • Integração apenas com Android é um erro
  • Bateria não é tão potente
Nota Final 8.3
Agudos
8
Bateria
7
Conectividade
8
Design
8
Graves
9
Médios
9
Recursos
8
Volume
9

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados