5 apps gratuitos para rastrear uma encomenda internacional

Aplicativos reúnem as informações de rastreamento internacional de várias transportadoras para compras via AliExpress, Shein, Shopee vindas da China e de outros países

Lucas Braga Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 10 meses
Encontre aplicativos para rastrear compras internacionais

Parcel, Muambator e Aftership são algumas das opções de aplicativos para rastreamento de encomendas internacionais. Os apps também funcionam com pacotes transportados pelos Correios e enviam as notificações para o celular, bastando informar o código de rastreio do pedido.

Aplicativos para rastrear pedidos internacionais

Correios

A maioria dos pedidos internacionais é entregue via Correios, especialmente em lojas como Shein, Banggood, Gearbest, AliExpress, Wish e Shopee. Se esse for o caso, você pode utilizar o próprio aplicativo dos Correios, que pode ser a melhor opção.

Rastreamento pelo app dos Correios
Rastreamento pelo app dos Correios (Imagem: Reprodução)

Existem algumas vantagens em utilizar o app dos Correios. Além das notificações chegarem mais rápidas que em plataformas de terceiros, é possível obter de forma automática todos os códigos de rastreio associados ao seu CPF. O cliente também pode pedir para suspender uma entrega e, em algumas cidades, o app avisa quando o entregador estiver bem próximo do destino.

Muambator

Criado por desenvolvedores brasileiros, o Muambator é uma excelente opção gratuita (com anúncios) para quem possui muitos pacotes a serem rastreados. Além de notificar sobre o andamento das suas entregas via push ou e-mail, o aplicativo permite organizar os códigos de rastreamentos com tags e categorias.

Muambator permite usar múltiplos dispositivos e organizar pacotes com tags
Muambator permite usar múltiplos dispositivos e organizar pacotes com tags (Imagem: Reprodução)

Outra vantagem do Muambator é que todos os códigos de rastreio ficam armazenados na nuvem e você pode utilizar vários dispositivos ao mesmo tempo, incluindo o site para desktop. O serviço suporta operadoras logísticas como Correios, China Post, Hong Kong Post, UPS e USPS.

Aftership

O Aftership é um aplicativo simples de rastreamento, mas nem por isso deixa de ser completo. Além de suportar códigos de despacho postal dos Correios, o serviço também notifica remessas internacionais da UPS, USPS, FedEx, DHL, além de detecção automática de códigos da Cainiao (AliExpress).

Aftership é gratuito e não tem anúncios
Aftership é gratuito e não tem anúncios (Imagem: Reprodução)

Uma vantagem é que o aplicativo é totalmente gratuito e sem anúncios. Você também pode utilizá-lo em mais de um dispositivo ao mesmo tempo, graças à sincronização dos pacotes cadastrados.

Parcel

O Parcel é uma das alternativas mais completas para rastreamento de pacotes internacionais. Além de correios internacionais, o aplicativo também suporta transportadoras como DHL, Jadlog, Loggi e TNT, além de reconhecer automaticamente códigos da Cainiao (AliExpress).

Parcel é um bom app, mas é exclusivo para iOS e limitado na versão gratuita
Parcel é um bom app, mas é exclusivo para iOS e limitado na versão gratuita (Imagem: Reprodução)

O ponto negativo é que o Parcel está disponível apenas para iPhone. Além disso, a versão gratuita não notifica atualizações de rastreamento, e possui limite máximo para acompanhamento de até três pacotes. A assinatura premium tem custo de R$ 14,90 por ano.

17TRACK

O 17TRACK é mais uma opção para quem quer rastrear encomendas internacionais. Com suporte a mais de 900 transportadoras, o aplicativo é gratuito, não possui anúncios e permite organizar os pedidos por categorias.

17TRACK é gratuito e suporta mais de 900 transportadoras
17TRACK é gratuito e suporta mais de 900 transportadoras (Imagem: Reprodução)

Como rastrear a compra pelo site da loja

Se não quiser baixar nenhum aplicativo, a alternativa é rastrear o pedido pelo próprio site da loja online. Quase todo e-commerce oferece uma área para detalhar o código e outras informações do rastreamento de uma encomenda.

Como é o código de rastreio internacional

Se a encomenda for entregue pelos Correios, o código de rastreio internacional é composto por duas letras, nove números e mais duas letras, como AA123456789BB.

As duas letras iniciais correspondem ao modo de transporte utilizado, enquanto as duas últimas letras representam o país de origem do envio.

Por que não consigo rastrear meu pedido?

Se o rastreamento não funciona, verifique diretamente com a loja sobre a possibilidade de acompanhar a entrega ou se o código está incorreto. Nem toda modalidade de envio permite que a encomenda seja rastreada pela internet.

Se sua encomenda for enviada por transportadoras privadas, verifique no site da loja qual a melhor forma para acompanhar o processo de entrega.

Toda compra internacional é entregue pelos Correios?

Nem toda compra internacional é entregue pelos Correios. Algumas lojas utilizam transportadores privados como UPS, DHL e FedEx.

Quanto tempo o correio fica com a encomenda internacional?

Não existe um prazo de entrega determinado, pois depende dos processos logísticos dos Correios e da opção de frete escolhida pela loja — por se tratar de um serviço postal, algumas encomendas possuem maior prioridade em relação a outras.

Receba mais sobre Correio na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados