Bradesco, Itaú e Santander saem do ar em dia de chaves Pix

Banco Central liberou 677 bancos e fintechs para registrarem chaves do Pix; foram quase 200 mil cadastros nesta manhã

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fachada do Bradesco (Imagem: Sindicato dos Bancários de Santos e Região)

O Banco Central registrou, nesta segunda-feira (5), quase 200 mil cadastros de chaves do Pix em cerca de duas horas e meia; há 677 instituições financeiras aptas a tanto, incluindo fintechs como Nubank e PicPay. Mas será que os grandes bancos estavam preparados? Itaú, Bradesco e Santander tiveram instabilidade e ficaram fora do ar nesta manhã.

Um cliente do Bradesco explica no DownDetector: “não consigo acessar a conta através do app; ele diz que é a minha internet, mas a conexão está normal”. Outro usuário relata “lentidão para acessar a plataforma, não acessa pelo site nem pelo WhatsApp”. As queixas começaram a partir das 10h, assim como no Santander.

No Itaú, foi mais cedo. “Estou desde as 9 da manhã tentando abrir o aplicativo e não consigo”, afirma um cliente no DownDetector. “App fora do ar e fala que estou sem internet”, reclama outro. “App do Itaú fora do ar e pelo browser do computador não permite mais fazer transações”, diz um terceiro. Os problemas de acesso ao Itaú, Bradesco e Santander continuaram ao longo da tarde.

Em comunicado ao Tecnoblog às 16h35, o Itaú Unibanco “esclarece que o acesso ao app para clientes pessoa física já está sendo reestabelecido; o banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente e segue atuando para eliminar qualquer instabilidade que ainda possa ocorrer”. O acesso via internet banking, agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento funciona normalmente.

Itaú, Bradesco e Santander no DownDetector

Itaú, Bradesco e Santander no DownDetector às 12h

BC realiza 193 mil cadastros de chaves do Pix

O Banco Central revelou em uma live nesta manhã que foram realizados 193 mil cadastros de chaves do Pix entre as 9h e 11h30 da manhã, justamente o período de maior instabilidade entre os grandes bancos.

As chaves são um dos diferenciais para este sistema de pagamentos instantâneos: outras pessoas podem transferir dinheiro para você sabendo apenas seu CPF, número de celular ou endereço de e-mail. É necessário realizar o cadastro junto à sua instituição financeira, algo liberado hoje pelo BC. As transações via Pix, por sua vez, só começam em novembro.

Atualizado às 17h10

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados