Início » Aplicativos e Software » Como dimensionar ar-condicionado [BTUs por m²]

Como dimensionar ar-condicionado [BTUs por m²]

Dimensione o ar-condicionado, no bolso e em BTUs por m²; faça a conta certa e não esquente a cabeça nesse Verão

Tatiana Vieira Por

A cada ano temos maior convicção de que, em boa parte do Brasil, existem apenas duas estações – talvez uma. Se você já está planejando adquirir um ar-condicionado neste verão, fique atento e não invista em um, sem antes entender como dimensionar o ar-condicionado.

Escolha a quantidade de BTU’s correta do seu aparelho para o cômodo em que será utilizado. Este é o principal cuidado que você deve tomar. Não adianta pegar um aparelho com a menor quantidade BTU’s possível, achando que irá economizar.

Como dimensionar ar condicionado

Como dimensionar ar-condicionado [BTUs por m²]

BTU é a sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado.

Para acertar, não só o modelo de ar-condicionado, é preciso conhecer sua capacidade. Funciona assim:

1 BTU = quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de 1/2 litro de água em 0,56ºC.

Sempre que pensar em BTU, pense na unidade 600 BTUs. Para cada pessoa ou aparelho que estiver ligado no ambiente, você precisará de 600 BTUs. Além disso, a cada metro quadrado do ambiente, acrescente mais 600 BTUs.

Vamos a um exemplo:

Se você tem uma área de 50 m², com 2 computadores e 3 pessoas, você precisará de um aparelho de ar-condicionado com 33 mil BTUs. Caso contrário, você não conseguirá resfriar o ambiente adequadamente.

Cálculo: 50 (metros quadrados) x 600 + 2 (computadores) x 600 + 3 (pessoas) x 600 = 33 mil BTUs.

Mas não acaba aí. É importante atentar quanto à exposição desse cômodo ao Sol. Caso o espaço esteja exposto a ele, acrescente mais 800 BTU em sua conta. Outros fatores como pé direito, equipamentos utilizados no espaço, assim como cores das parede e tipo de piso podem influenciar no resultado final.

Um pouco mais:

  • É possível usar uma Calculadora de BTUs para simular a capacidade necessária;
  • Pode ser que você perca a garantia do produto caso opte fazer a instalação por si só, já que existem recomendações de fábrica para que o aparelho seja instalado por um profissional qualificado;
  • Atente sobre a capacidade elétrica do aparelho (normalmente são 220V);
  • Nos modelos Split, o ideal é escolher um lugar onde a unidade evaporadora e a condensadora fiquem em paredes próximas. Assim, você economiza na fiação e tubulação, que liga os aparelhos, e ainda gasta menos com a quebra da parede;
  • Instale o ar-condicionado em um local que o ar circule e não deixe nada impedindo a saída ou entrada de ar do aparelho;
  • Lembre de limpar pelo menos uma vez por mês os filtros do seu aparelho para garantir que a sujeira não atrapalhe o funcionamento e nem prejudique a qualidade do ar.

Sabendo que os valores são estimativas, conte sempre com a ajuda de um profissional para que ele faça a conta mais aproximada, dentro de sua realidade de trabalho.

Com informações: Proteste.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando