Início » Jogos » Como capturar e editar prints e gameplays do Nintendo Switch [Guia completo]

Como capturar e editar prints e gameplays do Nintendo Switch [Guia completo]

Aprenda a fazer, editar e exportar capturas de tela ou gravações do Nintendo Switch para a rede social, computador ou smartphone

Felipe Vinha Por

O Nintendo Switch permite capturar a tela (tirar um print) ou gameplay de vários jogos, para que depois o jogador salve ou publique em suas redes sociais. É uma boa forma de compartilhar momentos ou pedir dicas para amigos e desconhecidos. Os arquivos salvos no console podem ser transferidos para o computador ou smartphone. Veja como usar o recurso captura de tela do Nintendo Switch abaixo.

Captura de tela do Nintendo Switch (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Captura de tela do Nintendo Switch (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Fazer captura de tela no Nintendo Switch

Fazer um print da tela no Switch é bem simples e direto, assim como gravar vídeos. Imagens e vídeos capturados ficam salvos na memória do console ou no cartão de memória, de acordo com a configuração do menu. Existem duas possibilidades:

  1. Para fazer uma captura de tela do Switch, pressione o botão indicado no seu controle Joy-Con esquerdo, como indicado na imagem abaixo;
  2. Para gravar gameplay, pressione e mantenha pressionado o mesmo botão por alguns segundos. Vale avisar que o Switch grava apenas os últimos 30 segundos do que passou na tela.

Como capturar e editar prints e gameplays do Nintendo Switch / Reprodução / Felipe Vinha

Um pequeno aviso aparecerá no canto da tela, informando de que o print ou o vídeo foram registrados com sucesso.

Não são todos todos os jogos ou áreas do sistema que permitem a captura. Nesses casos, que são raros, aparecerá outro aviso informando que o print não pode ser feito.

Editar e publicar imagens e vídeos

As imagens e vídeos capturados no Switch ficam salvos no Álbum , que pode ser acessado pelo ícone azul na tela inicial, abaixo dos jogos (como na imagem abaixo).

Como capturar e editar prints e gameplays do Nintendo Switch / Reprodução / Felipe Vinha

Para publicar uma captura nas redes sociais

  1. Escolha a imagem ou vídeo que deseja editar ou publicar e pressiona “A” para abri-la;
  2. Pressione “A” novamente e depois escolha a opção “Post” (Publicar) ou “Post a Batch” (Publicar várias), use “A” para confirmar;
  3. A próxima tela será para escolher a rede social (Twitter ou Facebook, se ambas estiverem configuradas), escrever a mensagem e confirmar a postagem.

Como capturar e editar prints e gameplays do Nintendo Switch / Reprodução / Felipe Vinha

Editar os arquivos antes de publicar

Não é possível realizar edições complexas no Switch. Em relação às imagens, é possível adicionar um texto que será sobreposto à captura de tela. Já no caso dos vídeos, o sistema permite cortar trechos da sua gravação para deixá-lo menor, se quiser. Essas opções são encontradas ao abrir o menu da imagem ou vídeo, em “Inserir texto” (Add Text) ou “Cortar” (Trim).

Para edições mais complexas: como combinar, cortar imagens, adicionar filtros e outras ações, é preciso usar um computador ou smartphone para esse processo. Felizmente, há a opção de exportar a captura de tela do Switch para o computador ou celular.

Exportar capturas do Nintendo Switch

O processo de exportação de capturas (imagens e vídeos) do Nintendo Switch foi facilitado na atualização 11.0 do sistema operacional. Para conferir se o console está com essa versão, basta ir em Configurações, acessar o menu Sistema (System) e depois em Atualização do Sistema (System Update).

Enviar os arquivos do Switch para o celular

  1. Abra a imagem e depois pressione “A” para ver o menu;
  2. Selecione a opção “Send to Smartphone” (Enviar para o telefone);
  3. Escolha se deseja enviar apenas a atual ou várias ao mesmo tempo;
  4. Um QR Code aparecerá na tela, use a câmera do telefone para escanear o código;
  5. O smartphone perguntará se deseja se conectar à rede Wi-Fi do Switch, faça a conexão;
  6. Quando o telefone for conectado, o segundo QR Code aparecerá no Switch, repita o processo para escaneá-lo;
  7. Depois disso, uma nova solicitação será enviada para o celular, perguntando se deseja abrir a página — nela conterá os arquivos, abra-os e baixe do telefone.

Exportar capturas para o computador

Com a atualização 11 do sistema operacional do Switch, também foi adicionada a função de exportar com um cabo USB. Antes era necessário remover o cartão microSD e colocá-lo no computador. Porém, o processo foi facilitado.

  1. Use um cabo USB-C (não incluído na caixa) para conectar o Switch ao computador;
  2. Acesse “Configurações”, depois selecione “Data Management” (Gerenciamento de dados);
  3. Escolha a opção “Manage Screenshots and Videos” (Gerenciar capturas e vídeos);
  4. Selecione a função “Copy to a Computer via USB Connection” (Copiar para o computador via conexão UBS).
Transferir capturas do Switch para o PC (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Transferir capturas do Switch para o PC (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Nesse momento, o disco poderá ser acessado no computador para copia dos arquivos. No Windows, a pasta é aberta como qualquer outro disco removível, as capturas ficam separadas por jogo ou aplicativo. Se o usuário usa macOS, é preciso usar um aplicativo que dê suporte ao MTP (Media Transfer Protocol), como o Android File Transfer. Se ele já está instalado no macOS, a pasta das capturas abrirá assim que o usuário selecionar a função (item 4).

Colaborou: Lucas Lima.

Com informações: Nintendo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando