O que é ar-condicionado inverter?

Modelos do tipo inverter podem melhorar a qualidade do sono, do ar, ser mais sustentáveis e usados em todas as estações

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é ar condicionado inverter

Normalmente a história começa assim. Você queria investir em um Split. Aí ficou sabendo que tinha uma tal de opção inverter. Que podia pensar em ar-condicionado tanto para dias quentes e frios, e aí acabou e perdendo o fio da meada? Entenda o que é ar-condicionado inverter e acerte na escolha.

O que é ar-condicionado inverter?

O Inverter é um componente muito importante dentro do seu ar condicionado. É ele quem regula o consumo de energia e a velocidade do compressor, conseguindo detectar a temperatura dos ambientes: aumentando e diminuindo a potência de acordo com a necessidade.

Vantagens ar-condicionado inverter

  • Mais econômico – a economia entre um Inverter e um aparelho padrão é cerca de 60%;
  • Melhor custo e benefício;
  • Maior conforto térmico – os modelos convencionais desligam e ligam ao alcançar determinada temperatura;
  • Funcionamento mais silencioso;
  • Mais sustentável – o gás utilizado no ar condicionado inverter é o R410a, conhecido por ser mais ecológico e não afetar a camada de ozônio, ao contrário do R22, usado nos convencionais;
  • Maior durabilidade – menor oscilação, por não ter alternância constante entre ligar e desligar;
  • Alguns modelos também pode ser usados no Inverno – o objetivo é o conforto térmico;
  • Ideal para quarto de bebê – a função “Sono Bom” ajusta automaticamente a temperatura ao longo da noite, de acordo com a faixa etária.

Conheça algumas funções do modelo inverter:

Função Vírus Doctor

A função Vírus Doctor elimina contaminantes biológicos e alérgicos nocivos à saúde, como bactérias, vírus, bolores, ácaros, poeiras, pelos de cão e de gato.

Função Smart Saver

A função Smart Saver consome menos energia, sendo capaz de deixar o seu espaço resfriado entre a faixa de temperatura de 24°C a 30°C, exigindo ainda menos do compressor.

Função Turbo

A função Turbo é aquela em que o ar Inverter opera na velocidade do ventilador para esfriar rapidamente.

Função Auto Clean

A limpeza automática elimina a umidade presente na unidade interna do aparelho. Ativar essa função proporciona um fluxo de ar mais limpo e saudável.

Função On Timer

A função On Timer permite que você configure o horário em que seu ar-condicionado será ligado.

Função Quiet

A função Quiet é para tornar o silencioso em um verdadeiro fim dos ruídos. Se o condicionador de ar Inverter já é super silencioso, o Quiet reduz ainda mais os ruídos gerados na unidade interna durante a operação.

Função Good Sleep

A função Good Sleep é responsável pela melhora no seu sono, principalmente nos dias muito quentes. Ao ativá-la, o aparelho abaixa a temperatura do ambiente, oferecendo um clima favorável para relaxar.

Função Heat

A função Heat é útil em dias de inverno, que podem ser bem frios e secos, principalmente na região Sul. O aparelho oferece a função, a fim climatizar o ambiente também em dias frios.

Alguns modelos que estão conquistando o mercado:

Ar-condicionado Dual inverter

O termo dual, refere-se à nova tecnologia que traz dois compressores de ar. Sendo assim, o compressor funciona de forma ainda mais eficiente, com um motor duplo que consegue aumentar a velocidade de resfriamento (ou seja, consegue chegar na temperatura desejada ainda mais rápido do que o Inverter), diminuir o nível de ruído e ainda decrescer o gasto energético para uma economia de 70%.

Dentro do Dual Inverter existe o modelo Artcool e a linha Power. O modelo Artcool possui design mais despojado e cheio de tecnologia para tornar o seu uso mais utilitário. O aparelho tem a opção wifi, que permite o controle do ar-condicionado fora de casa, pelo smartphone.

Já a linha Power tem o poder de alcance de 20 metros e um BTU muito maior que os modelos anteriores, podendo chegar a 31 mil. São os modelos mais adequados para serem instalados em escritórios e ambientes comerciais.

Ar-condicionado Smart inverter

O Smart Inverter é uma linha da LG, que também garante um ambiente bem refrigerado e silencioso. Esta opção não possui todas as tecnologias do Dual Inverter, mas é bem completa e mais acessível, além de ser o que emite menos ruído da categoria.

Ar-condicionado Multi Inverter

O Multi Inverter, também linha da LG, é uma unidade externa para vários ambientes, ou seja, o ar-condicionado Multi Inverter não requer várias unidades externas para refrigerar todos os cômodos da casa. Com ele, é apenas necessário uma unidade exterior para cobrir até cinco ambientes.

Agora basta descobrir a potência necessária e fazer o melhor investimento.

Com informações: LG, Consul.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Ar-condicionado na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados