Início » Celular » Google vai encerrar atualizações de Android para Pixel 2 e 2 XL

Google vai encerrar atualizações de Android para Pixel 2 e 2 XL

Três anos após o lançamento, smartphones do Google deixarão de receber novas versões do Android e correções de segurança

Ana Marques Por

A vida útil do Google Pixel 2 e do Pixel 2 XL está chegando ao fim. Os smartphones anunciados em 2017 receberam o Android 11 recentemente, e também o patch de segurança de outubro – o último previsto oficialmente pelo calendário da empresa.

Google Pixel 2

Ainda que o cronograma oficial termine este mês, a fabricante deve liberar uma última atualização no final do ano, incluindo correções críticas referentes a novembro e dezembro. Dessa forma, o Google mantém sua garantia de três anos de suporte para novas versões do Android e correções de segurança. As vendas diretas já haviam sido encerradas no início de 2019.

O que vem na atualização de outubro

Com o patch mais recente, o Google corrige problemas com travamentos durante a inicialização e com desativação de notificações de chamada. Além disso, a atualização normaliza a presença do ícone de rotação automática em todas as orientações do dispositivo.

Após esse o encerramento das atualizações previstas, os usuários de Pixel 2 e Pixel 2 XL estarão mais expostos a vulnerabilidades no sistema, bem como bugs com recursos e ferramentas do Android. A longo prazo, as consequências englobam também a provável perda de suporte de aplicativos de terceiros.

Fim das atualizações para Google Pixel 2 XL

O período de três anos é relativamente longo no ecossistema Android, muitas fabricantes trabalham com um calendário mais apertado – ainda que recentemente a Samsung tenha passado a adotar o mesmo período de tempo para modelos topo de linha (e alguns intermediários). A Apple, por outro lado, fornece até cinco anos de suporte a novas versões do iOS.

Com a interrupção de atualizações, o Google espera que usuários dos modelos antigos façam o upgrade para experimentar novas tecnologias e possibilidades. O Pixel 5 acaba de ser anunciado por US$ 699 com suporte às redes 5G, câmera dupla traseira, 8 GB de RAM e tela OLED de 6 polegadas.

Com informações: Google, 9To5Google e Android Police

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@RODRIGO

Poderia estender mais 1 ano!! 4 anos seria muito melhor – ficaria próximo do tempo de suporte IOS!!

@Banana_Phone

Pixel tinha como diferencial a câmera e atualizações, agora nem a câmera é mais um diferencial (ela é boa, mas não é muito superior).

Eu (@Keaton)

A vida útil do Google Pixel 2 e do Pixel 2 XL está chegando ao fim.

Nossa. Essa foi a frase mais sem sentido que eu li hoje e olha que eu acabei de sair do reddit… As atualizações acabaram, porém os aparelhos não vão magicamente deixar de funcionar.

² (@centauro)

Eu acho que o diferencial da câmera é em relação aos outros aparelhos da mesma faixa de preço.
Não foi esse sempre o caso na época do lançamento de cada Pixel?

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

merecia mais um ano de atualizações de segurança, nem precisava ser mensais, a cada 3 ou 4 meses já tava bom.

Nem espero atualizações do android mais do que 2 versões mesmo.

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

Alguns meses atrás troquei de Pixel, e passei um 2XL para meu primo, que está em perfeito estado de conservação e funcionamento. Não dá pra negar que 3 anos não é o ideal, ainda mais se tratando de um aparelho fabricado pela Google.

@RODRIGO

Concordo @Juliano_Machado_Oliv ! Mas, tem aquela lógica de poder usar custom ROM AOSP e Pixel Experience!! Seria o ideal estender a atualização para 4 anos – sendo smartphone Google, acho que poderia ir mais longe!!

Paulo Maciel (@pymaciel)

O principal responsável por isso saiu do Google, tá aí um dos motivos.

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Sem problemas… irei continuar usando o Pixel 2 XL de boa. No ano que vem talvez realizo um upgrade para o 5. Vai depender de alguns fatores como o preço. É aguardar alguns anúncios pelo ML, verificar se é negócio comprar ainda por ali. Sempre comprei aparelhos Google por ali, mais com o passar do tempo passou a ter poucos anúncios.