Início » Celular » Galaxy Note 20 Ultra perde para Xiaomi e Huawei em teste de câmera

Galaxy Note 20 Ultra perde para Xiaomi e Huawei em teste de câmera

Com 121 pontos, o conjunto de câmeras do smartphone também fica atrás do Galaxy S20 Ultra, anunciado em fevereiro

Ana Marques Por

O Galaxy Note 20 Ultra acaba de passar pelos testes de câmera do DxOMark, e os resultados não chegam a impressionar. De fato, o smartphone da Samsung tem um dos conjuntos de câmeras mais avançados da atualidade, mas o modelo ainda fica atrás de celulares das chinesas Xiaomi e Huawei.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra

O Galaxy Note 20 Ultra fez 121 pontos no sistema de avaliação do DxOMark – e isso leva em consideração apenas as câmeras traseiras (as selfies ainda não foram avaliadas). Para fins de comparação, o primeiro colocado do ranking é o Xiaomi Mi 10 Ultra, com 130 pontos. Logo em seguida, temos o Huawei P40 Pro com 128 pontos.

O Note 20 Ultra também não supera o Galaxy S20 Ultra, que fica na frente por 1 ponto na classificação geral.

Galaxy Note 20 Ultra faz fotos com cores vivas e entrega rapidez no foco automático

A análise do DxOMark destaca três pontos como os principais do Note 20 Ultra: reprodução de cores vivas, foco automático rápido e exposição “geralmente” precisa.

Assim como pudemos comprovar nos testes do Tecnoblog, o smartphone faz um ótimo trabalho no geral, com alguns pontos de atenção, como uma exposição levente insuficiente em ambientes pouco iluminados e ruídos/perda de nitidez em zoom médio (4x).

Galaxy Note 20 DxOMark

Comparação de cores: Galaxy Note 20 Ultra, iPhone 11 Pro Max e Mi 10 Ultra (Reprodução/DxOMark)

A lente ultra-wide é um dos pontos altos, apesar de não ter um campo de visão tão amplo quanto o do iPhone 11 Pro Max e do Mi 10 Ultra. Ainda assim, as imagens conseguem níveis de exposição e equilíbrio de branco muito bons. Há leve distorção de cor, como é comum em lentes ultra-wide, mas a perda não é significativa a ponto de preocupar usuários – mesmo os mais exigentes.

Segundo o DxOMark, o nível de detalhes em todas as condições acaba ficando um pouco atrás do Mi 10 Ultra.

Exposição em vídeos supera modelo da Xiaomi

Apesar de o Mi 10 Ultra conseguir uma liderança confortável em fotografia, em vídeo a disputa é mais acirrada. O smartphone da Xiaomi ainda fica na frente, mas o Note 20 Ultra consegue uma pontuação levemente melhor em exposição – empatando com o Huawei P40 Pro.

O foco automático para gravações, as cores e a estabilização foram melhores nos modelos das concorrentes chinesas, com 96 pontos (em ambas as marcas) contra 94 do Note 20 Ultra.

O Galaxy Note 20 Ultra conta com quatro câmeras traseiras: a principal tem sensor de 108 megapixels (f/1,8); a secundária traz lente objetiva e 12 MP (zoom óptico de 5x); há uma ultra-wide de 12 MP (f/2,2) e um sensor de profundidade para modo retrato.

Veja o review completo do Tecnoblog para saber como o smartphone se sai nos testes de desempenho, bateria e selfies.

Com informações: DxOMark

 

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

121 contra 130 no geral, 94 contra 96 em não sei qual quesito.

Beleza, bacana. Mas qual o significado prático disso?
Qual a diferença de uma foto de 121 pontos contra um de 130?

Felipe Insfran (@felipous)

Nem eles sabem essa.

Alberto Roberto (@ComentarioMilGrau)

Chega um momento em que quando a diferença está na casa dos 9~10 pontos em fotografia e 1 ponto em vídeo não fará diferença NENHUMA para um leigo.

Se der esses três aparelhos para cada um testar, dirão que as fotos possuem qualidades incríveis e praticamente são as mesmas mudando provavelmente o tom das cores.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Nenhuma. É apenas um benchmark. Acontece que as pessoas usam como super trunfo, “aí o meu é melhor”. Fotografia (mobile) foi feita para as massas, o que importa é se a imagem agrada ou não.

Se a pessoa quer usar o DXOMARK como parâmetro, não é o valor total e nem a média que devem ser levadas em consideração. Mas os valores individuais de cada categoria que achas relevante: foco, exposição, ruído, entre outros.

Mesmo os melhores smartphones, não são 100% em todas as características. Cabe ao nerd de spec ir lá e destrinchar o que é relevante pra si.

Fotografia é algo muito pessoal. Cada um tem seu estilo. Então por mais que o número 1 seja campeão, pode não refletir no que você busca, se tratando da estética que mais te agrada.