Google adiciona Stories de sites em app para Android e iPhone

Google Web Stories permite que sites publiquem notícias em formato parecido com Instagram Stories

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Web Stories

Há alguns anos, o Google permite que qualquer site publique notícias e reportagens no formato de stories, semelhante ao que se encontra no Instagram. As Web Stories já apareciam nas buscas e agora devem chegar a um público mais amplo, sendo integradas ao app do Google para iPhone e Android.

As Web Stories ganharão um carrossel no Google Discover: trata-se daquela lista de links sugeridos que você encontra tanto no app do Google como no navegador Chrome em celulares. Essa plataforma tem mais de 800 milhões de usuários por mês.

A partir desta terça-feira (6), as Web Stories vão aparecer no Discover para usuários no Brasil, EUA e Índia. O recurso já é utilizado por mais de 2 mil sites, incluindo iG, R7, UOL, Nexo, O Globo, O Dia, Meia Hora, entre outros. Você pode conferir alguns exemplos neste link.

Como funcionam as Google Web Stories?

Google Web Stories

O funcionamento das Web Stories não tem muito segredo: são cards em tela cheia, e você vai avançando ao tocar na margem direita da tela, assim como é no Instagram e no Snapchat. Para voltar, toque na margem esquerda. É uma forma diferente, ilustrada com fotos e vídeos, para contar uma história ou explicar um assunto.

As Web Stories são claramente pensadas para o celular, mas funcionam no desktop também. Em alguns casos, você verá apenas a sequência de cards; em outros, o conteúdo será expandido para a tela do seu PC. Isso depende do site que o criou.

Para criar uma Web Story, é possível usar ferramentas como MakeStories, NewsroomAI e um plug-in para WordPress; também dá para escrever o código por conta própria. Não é algo que possa ser facilmente gerado por um usuário, tal como no Instagram.

Web Story vista no desktop em formato de cards:

Google Web Stories

Web Story que se expande no desktop:

Google Web Stories

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados