Como usar o Linkedin [Guia para Iniciantes]

Perfil profissional; saiba como usar o Linkedin, configuração para o seu perfil e dicas de bom uso da rede social

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como usar o LinkedIn / Bruce Mars / Unsplash

Está precisando de ajuda para mostrar o seu trabalho e experiência? Vou te ajudar em meu artigo como usar o LinkedIn, seja uma pessoa buscando vagas, empresas que procuram mão de obra qualificada, ou divulgação de trabalhos.

Nessas condições, quais são as primeiras configurações necessárias e algumas boas práticas na rede social para ter sucesso. O LinkedIn é uma mídia social que tem por objetivo criar um ambiente favorável para profissionais.

Por que usar o LinkedIn?

Os tempos de enviar currículos de papel e participar de processos seletivos presenciais gigantescos já passou. Hoje, as empresas buscam agilidade e assertividade nas escolhas por perfis profissionais. O LinkedIn fornece uma área fértil para a exposição do perfil de um profissional, sua experiência e conhecimentos. 

O interessado faz o cadastro e consegue registrar toda sua carreira, pode conectar-se com colegas de profissão, que fazem referências às suas capacidades, e ainda publicar artigos sobre os assuntos que domina ou estuda. 

As empresas podem fazer um verdadeiro “raio-x” do perfil do candidato, verificando previamente a adaptação do perfil que buscam, podendo fazer uma oferta direta, ou convocando para um processo seletivo mais específico e ágil. Tempo é dinheiro inclusive para escolher colaboradores.

Como usar o LinkedIn?

O profissional querendo entrar na rede social, deve acessar no site do LinkedIn e efetuar o cadastro com seu e-mail para criar um perfil. O indicado é usar um endereço pessoal. Evite utilizar e-mail de empresas para não perder o acesso ao seu perfil no caso de demissão. 

O LinkedIn é grátis, mas oferece assinatura Premium por uma quantia mensal, o valor básico é de R$ 50, que dá vantagens como ver o perfil de quem acessou a sua página, e um melhor posicionamento nas buscas dentro da ferramenta.

Como construir o seu perfil no LinkedIn

Após ter feito o cadastro no site, aparecerá um ícone “eu” no topo da página, clique nele e em seguida “visualizar perfil”. Você acabou de entrar na sua página, esse será o seu cartão de visitas profissional na rede. vou te ajudar a entender o que está contido no perfil.

Foto do perfil

Ao lado esquerdo de sua página, existe o local para inserir a sua foto.

  1. Clique no local indicado para foto;
  2. Vão conter várias opções: redimensionar, zoom, etc… Clique em Alterar foto;
  3. Escolha uma imagem do seu computador ou celular para adicionar;
  4. Lembre-se, estamos montando seu perfil profissional, escolha uma foto de como você pretende ser visto profissionalmente.
    Como usar o LinkedIn / Leandro Kovacs / Foto

Introdução

Ao lado direito da foto, está o primeiro “lápis” para edição de informações. Após clicar, aparecerá uma área para inserir as informações básicas sobre você.

  • Nome e sobrenome;
  • O título (o que você é e faz ou pretende fazer);
  • Seu cargo atual;
  • Sua formação acadêmica (qual universidade ou curso);
  • O país que está;
  • O estado que vive;
  • Qual o setor que atua (selecionar na lista);
  • Informações de contato (se quiser).
    Como usar o LinkedIn / Leandro Kovacs / Foto

Sobre

Descendo a página, irá encontrar a segunda seção de informações. Aqui o candidato insere um resumo sobre quem ele é, o que já fez, atividades em que se destacou, agilidade promocional.

Não precisa ser muito extenso, mas em uma passagem rápida de perfil, essas são as primeiras informações que vão ler sobre a pessoa.

Como usar o LinkedIn / Leandro Kovacs / Foto

Em destaque

Nesse espaço o profissional pode inserir informações sobre materiais seus como:

  • Publicações (feitas no LinkedIn);
  • Artigos escritos na rede social;
  • Links para conteúdos web (interessante ser conteúdo próprio);
  • Mídia (pode carregar fotos de momentos, apresentações montadas ou documentos elaborados).

Histórico profissional

Nesta seção, coloca-se toda a experiência de sua carreira. Adicione um novo registro clicando no sinal de “+”. Na página flutuante, complete todas as informações sobre cada emprego anterior e o atual, se for o caso.

  1. Nome do cargo;
  2. Tipo de emprego (Tempo integral, autônomo, freelancer, etc…);
  3. Nome da empresa (Muitas empresas já tem seu nome cadastrado, basta selecionar);
  4. Localidade onde trabalhou (cidade);
  5. Caso seja seu emprego atual, marque a caixinha e coloque a data de início na empresa;
  6. Em experiências anteriores deve-se colocar a data de início e fim do vínculo;
  7. Descreva todas as suas atividades na função.
    Como usar o LinkedIn / Leandro Kovacs / Foto

Caso sua experiência seja muito extensa, escolha aquelas mais parecidas com o trabalho que deseja desempenhar no futuro.

Formação acadêmica

Funciona do mesmo modo que a seção de experiência profissional, mas com a escolaridade e cursos adicionais. Complete todas as informações. Faça opção por estudos na área em que gostaria de atuar. Culinária básica serve se a procura for por emprego de auxiliar de cozinha ou cozinheiro.

Como usar o LinkedIn / Leandro Kovacs / Foto

Esse é o preenchimento básico para começar a interagir no LinkedIn. A ideia é testar outras funcionalidades para montar um perfil “campeão”. O próprio site oferece diversos tutoriais de como melhorar o seu perfil.

Como adicionar pessoas no LinkedIn

O usuário pode fazer uma busca na aba superior do site usando o nome uma pessoa específica. Após completar informações de suas experiências de trabalho e formação acadêmica, o LinkedIn começa a cruzar informações e apresentar perfis de colegas atuais ou do passado. Fique atento para algumas dicas importantes.

  • Somente adicione quem você de fato conhece;
  • A quantidade de contatos não é tão importante quanto a qualidade deles;
  • Gostaria de adicionar alguém que não conhece, mas pode ser o canal para uma oportunidade, envie mensagem primeiro, solicite o contato;
  • LinkedIn é uma rede social para profissionais, espaço do seu marketing pessoal, não para lazer.
    Como usar o LinkedIn / Leandro Kovacs / Foto

O LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa para recolocação no mercado de trabalho ou busca de novas oportunidades. Use com consciência, é uma vitrine do profissional que você é ou busca ser. Espero ter ajudado com o básico de como usar o LinkedIn. Que sua recolocação seja breve, boa sorte!

Com informações: LinkedIn

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LinkedIn na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados