Wi-Fi grátis chega à linha 4-Amarela do metrô de São Paulo

Wi-Fi gratuito está disponível nas estações de metrô São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Estação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo
Estação Fradique Coutinho

Cinco estações no metrô de São Paulo começaram a receber Wi-Fi gratuito nesta terça-feira (6), incluindo São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho. Até o final de outubro, todas as estações da linha 4-Amarela devem oferecer acesso à internet na plataforma e no primeiro piso.

 

O acesso grátis exige cadastro com nome, e-mail, data de nascimento e telefone. Isso decorre do Marco Civil da Internet: a interpretação é que, se uma empresa oferece Wi-Fi, ela é a responsável por crimes virtuais que forem cometidos usando sua conexão — a menos que ela identifique o usuário por trás do delito.

O cadastro também pode ser feito através das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. A conexão pode ser usada por 30 minutos e renovada pelo mesmo período sem tempo de espera.

Até o dia 27 de outubro, o Wi-Fi gratuito deve chegar às outras estações da linha 4, ou seja, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis Mackenzie, República e Luz. Não há previsão para que o sinal de internet funcione dentro das composições.

Metrô de SP oferece Wi-Fi gratuito

Este projeto é uma parceria entre o Quicko, app que informa rotas de transporte público, e a Eletromídia, empresa de publicidade OOH (out of home). A concessionária ViaQuatro, responsável pela linha 4, também é uma das participantes.

O Wi-Fi gratuito é geralmente uma forma de coletar dados sobre hábitos de navegação dos usuários, portanto preste atenção na política de privacidade sempre que usar esse tipo de serviço: graças à LGPD, as empresas agora precisam detalhar por que coletam cada tipo de informação, e com quem isso é compartilhado. Também considere usar uma VPN.

Desde 2017, o Metrô de São Paulo oferece internet gratuita em dezenas de estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Segundo a Veja, o projeto para levar Wi-Fi a todas as 62 estações foi adiado por causa da pandemia, e não tem prazo para conclusão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados