Google Assistente terá modo “anônimo” para buscas por voz

Novidade faz parte das iniciativas recentes do Google para reforçar recursos de privacidade e segurança

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Assistente (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Google anunciou, nesta quarta (7), diversas iniciativas para fortalecer a segurança e a privacidade de seus usuários. E uma delas deve ser especialmente celebrada por quem gosta de cobrir os rastros de suas pesquisas na web: o modo “anônimo” ao realizar buscas por voz.

Para utilizar a função, os usuários terão apenas que dar um comando de voz à assistente do Google. Qualquer busca ou interação realizada após essa ação não será registrada – nem mesmo para a exibição de resultados personalizados.

Ao terminar a consulta anônima, tudo o que você deve fazer é dar mais um comando de voz para encerrar o “modo convidado”. Toda a experiência é pensada para dispositivos voice first, portanto não é necessário pressionar nenhum botão para configurar o recurso.

Cabe lembrar que o Google já recebeu diversas acusações referentes à coleta indevida de dados de usuários. A ação é também uma das medidas que a empresa deve tomar para evitar complicações futuras.

A empresa reforça ainda que é sempre possível ouvir e excluir o que você disse à assistente enquanto o modo anônimo não estava ativo. De acordo com a companhia, o modo convidado para Google Assistente chega já nas próximas semanas.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados