Como funciona o rendimento do Nubank?

Valor depositado em conta da fintech rende 100% do CDI, mais do que a poupança; entenda como funciona o rendimento do Nubank

Luiza Xavier
Por
• Atualizado há 9 meses

Quem coloca o dinheiro em uma conta do Nubank obtém retorno de 100% do CDI diariamente. Em seus canais de divulgação, a fintech faz questão de destacar que lá seus reais rendem mais do que quando você os deixa na poupança. Mas, afinal, o que significa isso, na prática? Elaboramos este artigo para que você entenda como funciona o rendimento do Nubank.

WhatsApp e Nubank (enviar dinheiro pelo whatsapp é seguro?)

Como funciona o rendimento do Nubank

As aplicações na carteira do Nubank registram rendimento diário de 100% do CDI, uma rentabilidade de 1,9% ao ano, bem próxima da Selic. A taxa básica de juros da economia brasileira é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central a cada 45 dias. No momento em que este texto foi escrito a Selic estava em 2%.

Como o rendimento da poupança é de 70% da Selic mais a TR (Taxa de Referência), que está próxima de zero, é fácil entender como a conta Nubank é mais atraente. Em outubro de 2020, a poupança rendia 1,4% ao ano.

Para entender o CDI

Então, ao deixar meu dinheiro no Nubank eu vou estar investindo em CDI? Não. Aqui vale a pena abrir espaço para explicar o que realmente significa essa sigla. O Certificado de Depósito Interbancário é um título emitido pelos bancos para a realização de empréstimos entre si, em prazos muito curtos, normalmente de um dia para o outro.

Quando o volume de saques é maior que o de depósitos em um banco, deixando o saldo negativo, a instituição financeira pode pedir um empréstimo à outra. Isso exige a emissão de um CDI. Dessa forma, os bancos mantêm seus saldos sempre positivos, evitando prejuízos para os clientes.

As operações realizadas entre os bancos são de baixo risco, então, as taxas no CDI se tornaram um tipo de referência para o mercado financeiro, principalmente para os investimentos em renda fixa. Portanto, é comum encontrar no mercado títulos financeiros com rendimento atrelado ao CDI. Este é o caso da conta Nubank.

Fazendo as contas

Além do rendimento diário de 100% do CDI, o Nubank também destaca como vantagem de sua conta digital o fato de o correntista poder sacar o dinheiro investido a qualquer momento, sem burocracia. Não há prazo mínimo para que os valores investidos sejam retirados. E o cliente acompanha a evolução do investimento pelo smartphone.

No site da fintech é possível encontrar este exemplo: um investidor que depositar R$ 1 mil, poderá, no período de dois anos, ter um retorno de até R$ 1.031,65 já descontando as cobranças do Imposto de Renda.

Também pelo site é possível fazer simulações de depósito e comparações com o rendimento da poupança, antes de decidir abrir a conta. É possível simular diversos cenários, alterando o depósito inicial e o valor adicional depositado mensalmente.

Para acessar o site do simulador (nubank.com.br/simulador-conta-nubank).

O Nubank informa ainda que a conta digital gratuita está disponível para todos os maiores de 18 anos, não sendo necessário ter o cartão do banco digital para ser cliente. Também não é preciso passar por análise de crédito para ter acesso aos serviços da fintech.

Com informações: Nubank e Banco Central

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Luiza Xavier

Luiza Xavier

Ex-redatora

Luiza Xavier é jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso. Já foi repórter e editora em veículos como O Globo e TV Bandeirantes. No Tecnoblog trabalhou em 2020 como redatora, produzindo pautas focadas em economia e finanças pessoais. Como assessora de comunicação, foi responsável por publicações corporativas de segmentos, como indústria de transporte internacional e metalurgia.

Canal Exclusivo

Relacionados