Início » Aplicativos e Software » Windows 95 completa 15 anos. Parabéns!

Windows 95 completa 15 anos. Parabéns!

Avatar Por

Aguarde...

Hoje é 24 de agosto de 2010. Aniversário de algumas pessoas, data de morte de outras...Mas se você é um bom geek, certamente vai se lembrar que, há 15 anos, nesse mesmo dia, a Microsoft lançava para o mundo um sistema operacional que prometia revolucionar a computação: o Windows 95.

Chegava ao mercado o produto anteriormente chamado de Chicago, que traria uma nova interface gráfica para milhares milhões dezenas de milhões de máquinas. Para você que reclama do seu computador de hoje,é bom dizer: os requisitos mínimos para rodar o Win95 naquela época eram um 386 e 4 MB de RAM, embora fosse recomendado ter pelo menos um 486 com 8 MB de RAM a fim de fazer um bom uso do sistema.

O Internet Explorer, que mais tarde faria a MS abocanhar o mercado de navegadores e engolir de vez o Netscape, sequer estava nas primeiras versões do Windows 95. Ele até podia ser instalado, mas somente se o usuário comprasse o Windows 95 Plus!, que vinha com uns apetrechos a mais (inclusive temas visuais horrorosos).

Seu lançamento foi tão importante que motivou uma extensa reportagem no principal telejornal brasileiro. Isso mesmo, em horário nobre, numa época em que a televisão era a principal fonte de informação (ainda é, mas você entendeu), temos o ainda menino César Tralli mostrando as vantagens do sistema:


(vídeo do YouTube)

"Você pode trabalhar na mesma tela com quatro programas de uma só vez". Tudo a partir de um botão, o Iniciar, que foi apresentado como um dos diferenciais do sistema. Além disso, serviu de mote para toda a publicidade produzida para o lançamento do Windows 95.

Na escola, em casa, no trabalho. Com apenas um clique no Iniciar, um mundo de opções aparecia para que o usuário desempenhasse sua tarefa. Na televisão, os Rolling Stones emprestavam sua música Start It Up para a propaganda do novo sistema. Tudo parecia tão fácil, não?


(vídeo do YouTube)

E lá se vão 15 anos. Nem parece que, desde aquele 24 de agosto, já vieram vários sucessores do Windows 95: o Windows 98 em... 1998, o Windows XP em 2001, o Windows Vista em 2006 e, mais recentemente, o Windows 7 em 2009. Não, o Windows Millenium não conta. 😛