Início » Aplicativos e Software » Conecte SUS para iPhone permite vincular cartão CNS ao Wallet

Conecte SUS para iPhone permite vincular cartão CNS ao Wallet

Saiba como incluir o CNS (Cartão Nacional de Saúde) ao Apple Wallet do iOS; app para Android também tem carteirinha digital

Felipe Ventura Por

O CNS (Cartão Nacional de Saúde) é um dos vários documentos que os brasileiros precisam emitir: ele serve como identificação para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e reúne informações dos pacientes da rede pública, incluindo exames, atendimentos e vacinas. A carteirinha digital para iPhone trouxe uma novidade bacana: o app permite colocar o cartão no Apple Wallet do iOS.

Carteira Nacional de Saúde

O Wallet permite guardar os cartões de crédito e débito compatíveis com o Apple Pay, além de comprovantes de viagem, reservas de hotel, ingressos e cartões de identificação — incluindo agora o CNS, como descobriu o MacMagazine.

Para fazer isso, basta seguir estes passos:

  1. instale o Conecte SUS para iPhone através da App Store;
  2. toque em Entrar e faça login com seu CPF na conta Gov.br, ou realize o cadastro;
  3. aceite os termos de uso;
  4. toque no botão de cartão no canto inferior direito da tela;
  5. uma versão digital do seu CNS vai surgir, então toque no botão para adicioná-lo ao Wallet, no canto superior direito da tela;
  6. toque em Adicionar e pronto.

Carteira Nacional de Saúde

App para Android tem CNS digital

Vale lembrar que, no Android, o Conecte SUS também traz uma versão digital da CNS que pode ser acessada seguindo os passos acima. Dessa forma, você precisará andar com uma carteirinha a menos no bolso.

No Android, ainda não é possível armazenar a CNS digital no Google Pay; ele é capaz de guardar cartões de transporte público, fidelidade, passagens de avião, vales-presente, entre outros.

O Conecte SUS é uma versão reformulada do antigo Meu DigiSUS: o projeto, comandado pela RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), permite receber e compartilhar dados que podem apoiar cidadãos e profissionais de saúde no combate à COVID-19. O app também traz informações relacionadas à caderneta de vacinas e dispensação de medicamentos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Nascimento (@Dieg0)

Cartão mais inútil que existe. O que tenho ainda é “provisório” com as infos preenchidas à caneta.

Fabricio de Oliveira Silva (@LonelyEagle)

No android não está fazendo o login. Até acho útil esses apps, mas seria bem melhor um app só com todos os documentos.

@Banana_Phone

Esses aplicativos do governo estão totalmente fragmentados

Schio ☭ (@Sckillfer)

Cartão “nacional” que consegue ser mais fragmentado que o RG (que é estadual), ter cadastro em duas cidades da mesma metrópole me renderam 2 números do SUS diferentes e as vacinas de uma não são acessíveis na outra

Atualizado: app maravilhoso, nem o login funciona

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Será que algum dia, viveremos em um Huezil com apenas um app, com todos nossos documentos e informações, sem precisas baixar vários apps? App de RG, CNH, CTPS, SUS, fora outros que não conheço ou não me lembro, porra…