Conecte SUS para iPhone permite vincular cartão CNS ao Wallet

Saiba como incluir o CNS (Cartão Nacional de Saúde) ao Apple Wallet do iOS; app para Android também tem carteirinha digital

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carteira Nacional de Saúde

O CNS (Cartão Nacional de Saúde) é um dos vários documentos que os brasileiros precisam emitir: ele serve como identificação para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e reúne informações dos pacientes da rede pública, incluindo exames, atendimentos e vacinas. A carteirinha digital para iPhone trouxe uma novidade bacana: o app permite colocar o cartão no Apple Wallet do iOS.

O Wallet permite guardar os cartões de crédito e débito compatíveis com o Apple Pay, além de comprovantes de viagem, reservas de hotel, ingressos e cartões de identificação — incluindo agora o CNS, como descobriu o MacMagazine.

Para fazer isso, basta seguir estes passos:

  1. instale o Conecte SUS para iPhone através da App Store;
  2. toque em Entrar e faça login com seu CPF na conta Gov.br, ou realize o cadastro;
  3. aceite os termos de uso;
  4. toque no botão de cartão no canto inferior direito da tela;
  5. uma versão digital do seu CNS vai surgir, então toque no botão para adicioná-lo ao Wallet, no canto superior direito da tela;
  6. toque em Adicionar e pronto.

Carteira Nacional de Saúde

App para Android tem CNS digital

Vale lembrar que, no Android, o Conecte SUS também traz uma versão digital da CNS que pode ser acessada seguindo os passos acima. Dessa forma, você precisará andar com uma carteirinha a menos no bolso.

No Android, ainda não é possível armazenar a CNS digital no Google Pay; ele é capaz de guardar cartões de transporte público, fidelidade, passagens de avião, vales-presente, entre outros.

O Conecte SUS é uma versão reformulada do antigo Meu DigiSUS: o projeto, comandado pela RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), permite receber e compartilhar dados que podem apoiar cidadãos e profissionais de saúde no combate à COVID-19. O app também traz informações relacionadas à caderneta de vacinas e dispensação de medicamentos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados