Samsung prevê alta de 58% no lucro; Huawei pode ter ajudado

Samsung teve crescimento expressivo no terceiro trimestre de 2019 em meio às dificuldades da Huawei em vários mercados

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Research America, em Mountain View (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung divulgou nesta quinta-feira (8) a prévia de seu balanço para o terceiro trimestre de 2020. A empresa indicou ter registrado faturamento 6% maior que o do mesmo período de 2019, ficando em 66 trilhões de wons (cerca de R$ 322,6 bilhões). O lucro teve um crescimento mais expressivo, de 58%, e atingiu 12,3 trilhões de wons (R$ 60,1 bilhões). E o resultado parece ter sido influenciado pela Huawei.

Na avaliação de analistas, a Samsung aproveitou algumas dificuldades que a Huawei tem enfrentado em diferentes mercados. Uma delas é a guerra comercial com o governo dos Estados Unidos, que fez muitos usuários deixarem de comprar celulares da fabricante chinesa por conta do receio de que as restrições sejam adotadas por outros países.

Em meio a essa disputa, a Samsung não só ganhou parte do espaço ocupado pela Huawei no mercado de dispositivos móveis, como ampliou as venda de chips. Como não pode fazer negócios com empresas dos EUA, a marca chinesa fez compras significativas de componentes junto à sul-coreana. A Samsung também aumentou as vendas de equipamentos 5G, devido às restrições de alguns governos à Huawei.

A empresa também parece ter se beneficiado com a tensão política entre China e Índia que envolve uma disputa territorial. A situação levou ao banimento de dezenas de aplicativos e a campanhas de boicote a produtos chineses, como os de Huawei, Oppo e Xiaomi. Para recuperar o espaço que havia perdido para essas empresas, a sul-coreana adotou preços mais atrativos no mercado indiano, uma estratégia que parece ter dado resultado.

Lucro da Samsung não deve se manter

Para o quarto trimestre de 2020, a expectativa é de que a Samsung tenha uma redução no lucro. Isso porque o apelo de celulares como Galaxy Note 20 e Galaxy Z Flip deve diminuir. Além disso, o período é marcado pelo lançamento do iPhone 12, na terça-feira (13), o que pode forçar a Samsung a aumentar as despesas com marketing.

Com informações: Reuters, SamMobile.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados