Início » Jogos » Como jogar Vampyr [Guia para iniciantes]

Como jogar Vampyr [Guia para iniciantes]

Veja dicas de como jogar Vampyr e aproveitar melhor a experiência de ser um vampiro na Londres da década de 20

Diego Melo Por

Vampyr é um jogo de ação e terror lançado em 2018 pelo estúdio Dontnod, os mesmos criadores da série Life is Strange. No game, o jogador assume o papel de Jonathan Reid, um médico tornado vampiro que busca respostas sobre sua nova condição imortal. Confira algumas dicas de como jogar Vampyr e aproveitar melhor a experiência na escura e perigosa Londres da década de 20.

Como jogar Vampyr / Divulgação / Dontnod

Vampyr está disponível para PC (Steam), Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. No caso do console da Sony, o jogo faz parte dos games gratuitos do mês de outubro para assinantes da PS Plus.

Como jogar Vampyr

História e Jogabilidade

Vampyr é um jogo de ação em terceira pessoa com elementos de RPG, no qual o jogador pode usar as habilidades de combate de Jonathan para enfrentar tanto humanos quanto outros seres mortais. Decisões morais, como matar ou não outros personagens, influenciam tanto na história quanto na jogabilidade, o que faz com o que o jogador pense duas vezes antes de morder o pescoço de alguém.

O jogo começa em uma noite de caos em plena crise da gripe espanhola em Londres, no início da década de 20. Jonathan Reid é um renomado médico inglês que está fazendo o possível para ajudar os habitantes da capital londrina, mas acaba sendo atacado por um ser misterioso que o transforma em vampiro. A partir daí, ele parte pelas ruas da cidade em busca de respostas, enquanto tenta domar (ou não) sua nova sede por sangue.

Como jogar Vampyr / Divulgação / Dontnod

Escolhas morais podem facilitar ou dificultar o jogo

O sangue que Jonathan bebe de suas vítimas é utilizado tanto para ativar habilidades quanto para melhorá-las. No entanto, matar personagens pode ter consequências na campanha, como deixar de receber uma tarefa adicional, que costuma dar mais pontos de experiência e revelar mais detalhes da história, e piorar a situação dos distritos, deixando-os mais perigosos ou doentes.

Conversar com os cidadãos de Londres também é uma parte importante da jogabilidade. Com os diálogos, Jonathan coleta “dicas” sobre a vida e a personalidade das pessoas, o que resulta em bônus de experiência ao “abraçá-las” (ou seja, matá-las para beber seu sangue). Portanto, escolha suas vítimas com cuidado.

Como jogar Vampyr / Divulgação / Dontnod

Entenda como o combate funciona

Jonathan pode utilizar dois tipos de armas: uma principal, como facões e armas de fogo, para realizar ataques básicos, e outra secundária, como bastões e estacas, para atordoar os inimigos. Elas podem ser combinadas em combos com habilidades especiais de vampiro, como conjurar uma lança feita de sangue.

Ataques com armas comuns e esquivas consomem a barra de Vigor. Gerenciar bem esse recurso, principalmente nas primeiras horas de jogo, é essencial para sobreviver nas ruas de Londres. Já os ataques especiais consomem a barra de sangue, que pode ser restaurada ao morder inimigos durante os combates.

Aproximar-se por trás de um inimigo sem ser visto resulta em um ataque de oportunidade, que pode ser um atordoamento ou uma mordida. Planeje bem seus movimentos e combos durante a luta e não tenha medo de fugir caso os inimigos estejam muitos níveis acima de Jonathan.

Foque nos upgrades essenciais

Os pontos de experiência podem ser investidos em habilidades ativas e passivas antes de Jonathan dormir. Como os combates são frequentes em Vampyr, vale a pena investir nas habilidades passivas primeiro, como a quantidade de Vida e de Vigor, para não sofrer tanto contra inimigos e chefes mais poderosos.

Sempre compre o máximo de habilidades que puder, já que elas também contam no aumento do nível geral de Jonathan. Ao atingir o nível 10 de uma determinada habilidade, Jonathan recebe uma versão mais poderosa dela, que pode ajudar bastante em momentos difíceis.

Como jogar Vampyr / Diego Melo / Reprodução

Aproveite bem as horas do dia (ou da noite)

Jonathan não pode ver a luz do sol, por isso ele precisa dormir durante o dia. Assim, todas as atividades do jogador acontecem durante a noite, e todas as ações de Jonathan geram consequências enquanto ele dorme (que, geralmente, não são boas).

Aproveite as horas acordado para fazer tudo o que puder: dê andamento nas investigações, colete o máximo de recursos possíveis, converse com cada um dos cidadãos do distrito em que estiver. Dessa forma, você garante grandes quantidades de XP e ainda pode minimizar os impactos das decisões de Jonathan no universo do jogo.

Com essas dicas de como jogar Vampyr, espero que o início de sua “vida” como vampiro seja um pouco menos traumática. Bom jogo!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação