Início » Jogos » Google Stadia libera streaming de jogos via 4G e 5G em celulares

Google Stadia libera streaming de jogos via 4G e 5G em celulares

Jogar no Google Stadia via 4G ou 5G pode acontecer, mas o serviço de streaming limita a resolução máxima do game para HD (720p)

André Fogaça Por

O Google liberou o uso do Stadia para jogadores que não estão em uma rede Wi-Fi, mas sim em 4G ou 5G. A novidade, presente como teste desde julho, torna a plataforma de streaming mais ampla ao permitir a jogatina até mesmo na rua, ou em qualquer lugar com boa qualidade das redes móveis.

google stadia controle e celular

Este recurso funciona apenas no app do próprio Stadia para Android e apresenta uma limitação que pode frustrar alguns puristas: a jogabilidade só vai acontecer em até 720p. Mesmo em resolução não tão alta, o Stadia aplica compressão ainda maior ao consumir quase metade do previsto para os mesmos 720p em outro dispositivo.

Google Stadia pode consumir todo seu plano de dados

No 4G ou 5G o serviço utiliza 2,7 GB por hora, contra 4,5 GB pelo mesmo período em outro gadget. Já para 1080p, máxima resolução para jogar via streaming no aplicativo para Android, o Google promete que o Stadia consome 12,6 GB a cada 60 minutos. Se você quer jogar na maior qualidade possível da plataforma, que é 4K com 60 fps, o consumo neste tempo é de 15,75 GB.

Se você assina um plano de dados com 20 GB por mês, basta pouco mais de sete horas de jogo para que seu pacote inteiro acabe no primeiro dia.

A jogatina em redes móveis estava disponível dentro dos recursos experimentais do Stadia, que é uma forma de teste mais abrangente e que pode chegar para muitos usuários. A mudança aconteceu de forma repentina e com apenas uma alteração no servidor, não dependendo de uma atualização do app na Play Store.

De qualquer forma, se você está em um dos países onde o Google Stadia pode ser acessado, é importante garantir a versão mais recente do aplicativo para que os dados móveis apareçam como possibilidade de jogo.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Imagina jogar via 4G/5G no Brasil… tu aperta pulo, faz café e ai o personagem sai do chão. hahaha