Tecnoblog
Início » Antivírus e Segurança » Aeroporto em SC testa embarque com reconhecimento facial

Aeroporto em SC testa embarque com reconhecimento facial

Embarque Seguro usa dados biométricos da carteira de motorista em aeroportos, dispensando a apresentação de documentos

O projeto Embarque Seguro quer agilizar o embarque em voos ao utilizar somente o reconhecimento facial para liberar o embarque de passageiros, dispensando a apresentação de documentos. Neste primeiro momento, isso requer que o usuário tenha carteira de motorista / CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para permitir a verificação biométrica.

Os testes começaram nesta quinta-feira (8) no aeroporto internacional de Florianópolis (SC), com a participação de passageiros voluntários da companhia aérea Latam. É necessário usar um app desenvolvido pelo Serpro para cadastrar a foto do viajante, que será associada ao respectivo CPF.

Essa foto será vinculada à passagem de avião. Então, na hora do embarque, basta passar na frente de uma câmera para fazer a verificação e ser liberado. O aeroporto internacional de Guarulhos (SP) tem algo parecido, por exemplo, mas requer que você escaneie seu passaporte em um equipamento — o que não é necessário no Embarque Seguro.

Embarque Seguro usa base de CNH do Denatran

Esta iniciativa foi idealizada pelo Ministério da Infraestrutura em parceria com o Serpro. Autoridades de segurança poderão utilizar uma avaliação de risco dos viajantes realizada pelo Sisbraip (Sistema Brasileiro de Informações de Passageiros).

Isso envolve a criação de um sistema nacional unificado para checar e validar a identidade do passageiro, cruzando diferentes bancos de dados do governo. Incialmente, será usada a base de CNHs do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que tem cerca de 56 milhões de registros ativos. A ideia é expandir a integração para mais bases no futuro.

O projeto-piloto em Florianópolis também promete ser apenas um primeiro passo: o Embarque Seguro deve ser implementado nos principais aeroportos do país ao longo do tempo.

E em comunicado, o Serpro afirma que seu app permitirá uma experiência personalizada ao usuário: será possível avisá-lo quanto tempo falta para a saída do voo e a rota mais rápida para chegar até o portão de embarque.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação