Google Meet ganha salas simultâneas e lousa interativa

Novos recursos do Google Meet facilitam a divisão de grupos em turmas, e estimulam a participação dos alunos em aulas online

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Meet (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google anunciou novos recursos com foco em educação à distância para o Meet. Após a chegada das enquetes e sessões de perguntas e respostas, a plataforma ganha salas simultâneas e lousa interativa, para facilitar trabalhos em grupo e estimular participação dos alunos.

Salas simultâneas

Assim como o seu concorrente Zoom, o Google Meet passa a oferecer um recurso que permite dividir pequenos grupos de participantes em salas separadas. A função é útil para trabalhos em grupo ou separação de equipes para gincanas, por exemplo.

Salas simultâneas no Google Meet. (Imagem: Divulgação/Google)

Salas simultâneas no Google Meet. (Imagem: Divulgação/Google)

A ideia é que os educadores possam recorrer a estes espaços sempre que houver a necessidade de uma área reservada para a troca de ideias ou explicações mais restritas.

O Google planeja ainda a implementação de um cronômetro e um recurso para chamar a atenção do professor.

Lousa interativa

Quadros interativos no Google Meet. Imagem: Divulgação/Google

Quadros interativos no Google Meet. (Imagem: Divulgação/Google)

O novo quadro branco interativo do Meet utiliza uma integração com o Jamboard para tornar apresentações colaborativas. A ideia é que durante uma aula, vários alunos possam “ir à lousa” para resolver questões na frente da turma, como acontece em aulas presenciais.

Para maior nível de organização, o professor poderá restringir as permissões de apresentação do quadro, mas os alunos ainda terão acesso ao modo de visualização e colaboração.

Os novos recursos chegam primeiro aos clientes do G Suite Enterprise for Education, mas o Google planeja expandir as funções para “edições adicionais” do Workspace ainda em 2020.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados