Google Play Store libera (e remove) pagamento via PayPal no Brasil

Usuários viram nova opção de pagar via PayPal para comprar apps de Android na Play Store; Google não confirma lançamento

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Alguns usuários no Brasil se depararam com uma nova opção de pagamento na Google Play Store: seria possível adquirir apps de Android e realizar compras in-app através do PayPal. No entanto, isso rapidamente sumiu da loja de aplicativos. Será que teremos um lançamento em breve por aqui?

Desde 2014, o PayPal é aceito como meio de pagamento na Play Store em diversos países como EUA, Canadá, México, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Chile — porém o Brasil nunca foi incluso.

A liberação do PayPal na Play Store brasileira poderia ser apenas um bug, então entramos em contato com o Google para entender isso melhor. Um comunicado ao Tecnoblog, vindo da sede nos EUA, diz apenas: “não temos nada para confirmar neste momento”. (“We don’t have anything to confirm at this point.”)

Google Play Store com PayPal

A dica veio do leitor Yuri Silva na TB Comunidade: ele publicou um print da novidade, que surgiu em seu Moto G5S Plus. A opção “Adicionar PayPal” aparecia na Play Store indo em Menu > Formas de pagamento, junto às modalidades de cartão de crédito, Mercado Pago e crédito-pré-pago.

Nossa editora Melissa Cruz Cossetti também viu essa opção quando tentava comprar um item dentro de um jogo. O leitor Igor R. tem um relato semelhante, dizendo que o PayPal apareceu na última quarta-feira (7) e sumiu desde então.

PayPal na Google Play Store (Imagem: Reprodução)

PayPal na Google Play Store (Imagem: Reprodução)

O leitor Wanderson Ferreira conseguiu realizar o cadastro de sua conta. Ele explica na TB Comunidade: “na verdade foi bem rápido e simples, ele pediu meu e-mail do PayPal e enviou um SMS com a senha de verificação; digitei, e já apareceu como conectado, tudo na tela do próprio Google Play”. No entanto, isso agora aparece como “não disponível”.

Eu acho interessante usar o PayPal como meio de pagamento, em vez de inserir diretamente meu cartão de crédito (ou débito), por três motivos. Primeiro, o app poderia vazar esses dados se os guardasse por conta própria, então deixá-los em uma carteira virtual pode ser mais seguro. O Google investe bastante em segurança, então talvez essa não seja uma preocupação aqui.

Mas há o segundo ponto: centralizando tudo no PayPal, eu posso direcionar os gastos para um cartão específico. Se o limite de um cartão acabar, posso escolher outro como preferencial; também dá para inserir cartões de débito para descontar direto da minha conta bancária. E, como terceiro motivo, é possível adicionar saldo com boleto ou cartão, em vez de comprar créditos pré-pagos que só poderiam ser usados na loja do Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados