Início » Jogos » Microsoft terá webapp do Xbox para evitar restrições da Apple

Microsoft terá webapp do Xbox para evitar restrições da Apple

xCloud pode ganhar versão webapp para ser lançado pela Microsoft no iOS em 2021, serviço também deve chegar ao Windows 10

Felipe Vinha Por

O xCloud, serviço de streaming de jogos de Xbox para celulares, deve chegar ao iOS em 2021. É o que indica um rumor publicado pelo Business Insider, com informação de que a Microsoft planeja lançar um webapp, via navegador, para usar o serviço nas plataformas da Apple.

xCloud deve chegar ao iOS em 2021 (Imagem: Microsoft)

xCloud deve chegar ao iOS em 2021 (Imagem: Microsoft)

Atualmente o xCloud está disponível para aparelhos Android e permite aproveitar títulos do catálogo do Game Pass em celulares, via streaming. A ideia é que este tipo de função também chegue ao iOS, burlando regras da App Store, mas sem necessariamente infringir regras.

O site The Verge também cita a informação e diz que o chefe da divisão de Xbox, Phil Spencer, mencionou em reunião com funcionários que uma versão de navegadores para o xCloud já estava em desenvolvimento e que “com certeza seria lançada no iOS”.

Outras restrições da Apple

A Apple não é favorável a aplicativos disponíveis na App Store que permitem streaming ou catálogo de jogos. Por este motivo não apenas o xCloud mas também o Stadia não estão disponíveis na plataforma. Para a Apple, os desenvolvedores precisam submeter seus jogos em separado para sua loja online.

Vale lembrar que o Luna, serviço recém-anunciado da Amazon, está confirmado para iOS e também funciona como streaming de catálogo de jogos. Porém, da mesma forma que a Microsoft planeja, o Luna virá por meio de webapp, sem utilizar a App Store para oferecer suas facilidades.

Não há data específica para que o xCloud chegue ao iOS em 2021, mas não deve demorar. A Microsoft também planeja lançar a novidade para Windows 10, permitindo que games exclusivos de console rodem no PC por meio do catálogo do Game Pass – expandindo, assim, as opções dos jogadores.

Com informações: The Verge, Business Insider.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Aos poucos a Apple vai cavando seu próprio túmulo.

Mais cedo ou mais tarde vão arranjar um jeito de ignorar completamente a App Store e ae a maça pode dar tchau a grande parte da sua receita.

Marco Pacheco (@Marco_Pacheco)

Que bobagem você disse!!

A Apple sempre orientou para o uso de web apps . Para o caso da Amazon, inclusive deram suporte .

Eita (@mandatario)

O problema que o Safari é muito capado! Eu sofri 2 meses para fazer um PWA simples pra safari.
No chrome nem tive que me esforçar

Se a Apple permitisse outro navevador(engine) todos os problemas seriam sanados de vez!
Ficar ajudando empresa especifica, não ajuda os pequenos