Google quer transformar YouTube em canal de vendas

Vídeos sobre produtos como eletrônicos, brinquedos e maquiagem poderão ter opção para comprar diretamente no YouTube

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
YouTube

O YouTube pode estar prestes a se tornar um concorrente para empresas como Amazon e Alibaba. A plataforma estuda oferecer uma opção para usuários comprarem na mesma página após assistirem vídeos de produtos, que vão de eletrônicos a brinquedos e maquiagem, e, assim, passar a atuar como um novo canal de vendas do Google.

A informação foi divulgada pela Bloomberg, que confirmou com um porta-voz do YouTube que os testes estão sendo realizados com um grupo restrito de canais. De acordo com a reportagem, o objetivo é usar os vídeos sobre produtos como um catálogo para que usuários encontrem informações e comprem diretamente pela plataforma.

Para identificar que produtos um vídeo está abordando, o serviço começou a pedir que eles sejam sinalizados pelos criadores de conteúdo nas configurações. A partir disso, os dados são integrados com outras ferramentas do Google. A Bloomberg também destacou que a plataforma testa desde 2019 uma integração com a ferramenta de e-commerce Shopify para donos de canais mostrarem até 12 produtos abaixo de seus vídeos.

Ao se tornar um canal de vendas, o YouTube garantiria mais uma fonte de receita, mas não há detalhes sobre como isso acontecerá. Caso o plano seja tirado do papel, a tendência é que a plataforma fique com uma parte do faturamento dos produtos destacados. Ainda não informações sobre como e qual será a remuneração para criadores de conteúdo que fazem vídeos sobre produtos.

Vendas no YouTube e Facebook

Como lembra o Ars Technica, o CEO do Google, Sundar Pichai, já indicou que um canal de vendas no YouTube pode ser uma boa oportunidade. “Quando você pensa sobre coisas como unboxing e análise de produtos, também são um espaço natural para transações”, afirmou Pichai, ao apresentar o balanço do primeiro trimestre de 2020. “Estou ansioso para que essas integrações cheguem ao YouTube e funcionem melhor também”.

Vale lembrar que, se as mudanças forem oficializadas, o YouTube terá a concorrência do Facebook, que também possui uma área de vendas. O Facebook Shop permite que lojistas usem a rede social como uma vitrine para seus produtos, inclusive com a opção para os vendedores criarem uma espécie de loja virtual e oferecerem opções para cliente entrar via Messenger, Facebook ou Instagram.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados