Apple deve anunciar primeiro MacBook ARM em novembro

Chips Apple Silicon com arquitetura ARM substituem Intel e permitirão maior integração entre apps de iPhone, iPad e MacBook

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Silicon (ARM). Imagem: Divulgação/Apple
Apple Silicon com arquitetura ARM. (Imagem: Divulgação/Apple)

Quem está ansioso pelo lançamento do primeiro MacBook com processador Apple Silicon, com arquitetura ARM, deverá ter um pouco mais de paciência, porque ele não deve ser apresentado no evento da Apple da próxima semana, destinado ao iPhone 12. Os rumores mais recentes indicam que o anúncio deve acontecer em novembro.

As informações sobre a possível data de lançamento são de Mark Gurman, da Bloomberg. O projeto de transição de chips Intel para Apple Silicon foi anunciado durante a WWDC 2020, e deve levar processadores mais semelhantes aos utilizados em iPhones e iPads aos computadores da empresa.

Dois modelos de MacBooks devem receber processadores ARM inicialmente

Apesar de ser praticamente certo de que o Mac escolhido para estreia será um notebook, ainda há especulações sobre qual seria o modelo – um MacBook Pro de 13 polegadas, um novo MacBook Air ou um MacBook 12 polegadas.

Inicialmente, a Apple deve apostar em processadores com oito e 12 núcleos. No entanto, é possível que já no início de 2021 sejamos apresentados a um chip ARM com processador de 16 núcleos, que mostraria o verdadeiro potencial de desempenho que estamos esperando.

Com a implementação dos novos chips Apple Silicon, os Macs poderão executar diversos aplicativos para iPhone e iPad sem a necessidade de qualquer modificação. Os softwares serão distribuídos via Mac App Store.

Apesar da novidade, a Apple ainda planeja desenvolver Macs com processador Intel nos próximos anos, e a Intel ainda oferecerá suporte aos modelos com seus chips durante a transição.

Com informações: MacRumors (1 e 2) e Bloomberg

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados