Xbox Series X e One X; geração anterior vale a pena?

Ainda vale a pena optar pelo One X? A Microsoft continuará com o suporte? Quais recursos se perdem optando pelo anterior

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 5 meses
Comparativo: Xbox Series X e One X (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Comparativo: Xbox Series X e One X (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

O novo console da Microsoft nem foi lançado e já está causando um “zum-zum-zum”. Xbox Series X e One X; geração anterior vale a pena? Vou buscar essas informações para ajudar os gamers a verificarem se ainda vale a pena optar pelo console passado. 

O Xbox One X, lançado no fim de 2017, foi a versão mais robusta e avançada dos consoles da Microsoft. Com 8 GB de memória flash, 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento, trouxe todo o suporte à jogos com 4K de definição e foi lançado com a alcunha de “o videogame mais potente do mundo”, justo, pois supera o PS4 Pro. 

Xbox Series X e One X; geração anterior vale a pena?

Até o momento, o que foi noticiado pela Microsoft é a descontinuidade da fabricação do One X, sendo mantida apenas a do One S (com leitor de disco). 

O que isso significa? Sendo mantida a fabricação do Xbox One S, a versão mais robusta (One X) ainda terá longevidade no suporte. Portanto, se você já tem o console da geração anterior, não perderá a utilidade do aparelho.

Um segundo cenário é: você já estava com os R$ 3.000 — preço médio de venda do aparelho — na mão para comprar o Xbox One X, o que fazer? Nessa situação, meu conselho é não adquirir o Xbox One X, o preço de venda do novo console Series X é de R$ 4.599. 

Vale mais a pena dar de entrada, com o dinheiro que seria investido no One X, e parcelar o restante para adquirir o Series X. Você terá as parcelas menores que muitos gamers e estará com o console da nova geração.

O que eu perco continuando com meu Xbox One X?

Se você, assim como eu, está passando por reestruturação financeira, pode precisar aguardar um pouco mais para fazer aquisição do Xbox Series X. Não posso mentir, ficará sem alguns recursos tecnológicos que dão vantagem ao console da nova geração.

Processamento e Gráficos

O Xbox Series X vem para o mercado com muita robustez. O seu processamento de 8X Core à 3,8 Ghz, mostra que dados não serão nenhum problema para ele.

Em gráficos, a sua placa com 12 TFLOPS, traz o real 4K para sua tela, não apenas uma experiência. Os adversários terão que correr muito para alcançar esse patamar, até 120 FPS [frames per second].

Som

Quanto ao som, é bem superior ao One X, trazendo a novidade do Dolby TrueHD com Atmos, podendo chegar até 7,1 L-PCM.

Memória e armazenamento

  • Memória: GDDR6 de 16GB com barramento de 320 bits, muito superior ao GDDR5 de 8 GB apresentado no One X;
  • Armazenamento: 1 TB assim com o One X, porém, a memória é SSD de ultra velocidade. Outra vantagem é o suporte para cartão de expansão Seagate feito especificamente para o Series X, espaço razoavelmente necessário já que os jogos do Xbox One X chegam a mais de 100GB, imagine os da nova geração.

Sem fio e conectividade

Xbox Series XXbox One X
HDMI: 1 porta HDMI 2.1HDMI: 2 Portas HDMI (1.4b interno; 2.0b externo)
USB: 3 portas USB 3.1 Gen 1USB: 3 portas USB 3.0
Sem fio: Banda dupla 802.11acSem fio: Banda dupla com Wi-Fi direct para redes domésticas; IR Blaster para envio e recebimento de sinais
Ethernet: 802.3 10/100/1000Ethernet: porta Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)

Vantagens exclusivas do Xbox Series X

  • Canais de fluxo de ar: O Xbox Parallel Cooling Architecture foi criado com três canais de ar que distribuem as temperaturas criadas pelos componentes internos, o que mantém o console refrigerado e silencioso;
  • Placa mãe dividida: A placa-mãe dividida mantém a temperatura dos componentes internos do console controlada;
  • Dissipador de calor: Chassi do dissipador de calor é um componente não eletrônico, que combina o resfriamento paralelo com um design para aumentar a confiabilidade do desempenho;
  • Câmara de vapor: permite uma distribuição uniforme de temperaturas dentro do núcleo;
  • Ventilador silencioso: O sistema de fluxo de ar vertical mantém o console funcionando sem problemas e com resfriamento silencioso.

Conclusão

Se você já tem o Xbox One X, fique tranquilo, não ficará sem suporte. Caso o gamer seja daqueles que não aguentam uma novidade, pegue o dinheiro que compraria o One X e invista em um Series X, a superioridade da nova geração promete muitas novidades à caminho. 

Espero ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre a geração anterior (One X) ainda valer a pena o investimento. Bons jogos.

Com informações: Xbox 1, Xbox 2

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados