Spotify quer barrar apps que migram playlists para Apple Music e Deezer

Spotify obriga app SongShift a remover migração de playlists para concorrentes em streaming de música como YouTube Music

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Spotify no celular (Imagem: Unsplash)
Spotify no celular (Imagem: Unsplash)

O Spotify tem uma cláusula em seus termos de serviço que proíbe transferir dados de um usuário para concorrentes em streaming de música. Agora, a empresa está mais rígida quanto a essa regra, obrigando o aplicativo SongShift para iOS a deixar de oferecer migração de playlists para Apple Music, Deezer e outros serviços.

“Infelizmente, a partir do SongShift v5.1.2, você não poderá mais criar transferências do Spotify para outro serviço de música”, avisa a equipe de desenvolvedores. Ela diz que a empresa entrou em contato informando que seu acesso à API poderia ser revogado por violar os termos de serviço.

De fato, as regras para desenvolvedores deixam claro: “não transfira conteúdo para terceiros não autorizados, incluindo… outro serviço de música que concorra com o Spotify”. Não é proibido importar playlists, no entanto.

Há anos, diversos sites e aplicativos vêm operando normalmente ao migrar música do Spotify para concorrentes, incluindo YouTube Music, Amazon Music, SoundCloud, entre outros. Como exemplos, temos o TuneMyMusic, FreeYourMusic (antigo Stamp) e Soundiiz.

Apple Music e Deezer não têm restrição do Spotify

O SongShift continuará permitindo importar playlists de outros serviços para o Spotify, mas a mudança é desagradável. Vale notar que Apple Music e Deezer oferecem APIs para desenvolvedores, mas seus termos de uso não impedem que o conteúdo seja enviado para concorrentes.

No mês passado, o Spotify disse que a Apple “está usando sua posição dominante e práticas injustas para prejudicar os concorrentes e privar os consumidores”. O serviço domina o mercado de streaming, correspondendo a 34% das assinaturas pagas em todo o mundo, seguido pelo Apple Music (21%) e Amazon Music (15%), segundo a Counterpoint Research.

Spotify e Apple Music dominam streaming de música (Imagem: Counterpoint)

Spotify e Apple Music dominam streaming de música (Imagem: Counterpoint)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados