Apple deixa de vender iPhone 11 Pro e Pro Max no Brasil

Mesmo com o fim das vendas dos iPhones 11 Pro e 11 Pro Max na Apple Store, o iPhone XR continua sendo comercializado no país

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPhone 11 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple iPhone 11 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Com o lançamento dos novos smartphones da Apple nesta terça-feira (13), a marca remodelou seu leque de opções de compra e o movimento fez a empresa descontinuar boa parte da família de iPhones 11. A mudança faz os iPhones 11 Pro e 11 Pro Max sumirem da Apple Store no Brasil e no mundo.

Deixar de vender uma geração quando a seguinte é lançada não é algo novo na Apple ou mesmo na indústria. Nos lançamentos recentes, quando os iPhones 11 chegaram ao mercado em 2019 os iPhones XS e XS Max sumiram, mas o XR ficou.

Os iPhones 8 e 8 Plus continuaram disponíveis no catálogo da Apple até a chegada do novo iPhone SE, fazendo os dois modelos mais antigos e lançados em 2017 durarem até meados de 2020 no mercado. Agora, com a nova geração de iPhones 12, quase todos os lançamentos do ano passado não são mais comercializados.

O movimento reforça o sucesso do iPhone XR

O iPhone XR é o smartphone da Apple que fomentou o espaço intermediário-só-que-quase-não da indústria. Este pedaço de mercado era conhecido por alguns Xperia Compact da Sony, que entregam perto de todo o hardware da versão mais cara, com algumas reduções para fazer o preço cair. No caso do modelo da Apple, a diferença de preço é de aproximadamente 34% quando comparado ao valor base do iPhone XS.

Dentro do smartphone, a Apple colocou no iPhone XR o mesmo processador e placa gráfica de seus irmãos mais caros. Ele perde na resolução de tela, espaço interno e RAM, mas aumenta a bateria e oferece mais opções de cores na hora de fechar a compra.

iPhone XR (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

iPhone XR (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

A matemática deu tão certo que este modelo foi o celular mais vendido do mundo por quatro trimestres seguidos e iniciados no seu lançamento, fechando o ano seguinte como o mais vendido de todos – incluindo os Androids.

O iPhone 11 foi lançado como sucessor do XR, com mais RAM, melhor processador, novo visual e mais câmeras, que também são mais competentes. Ele só conseguiu tomar o lugar do iPhone XR meses depois, mas foi o suficiente para que ele seja o único representante dos iPhone 11 no mercado.

O fim das vendas dos iPhones 11 Pro e 11 Pro Max não significa que eles somem de todo o planeta do dia para a noite. Significa que a loja da Apple não comercializa mais, mas os varejistas e operadoras podem vender as unidades que ainda possuem, momento que pode resultar em promoções e queda nos preços para esvaziar o estoque deles da forma mais rápida possível.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados