Samsung promete mais celulares com tecnologia UWB “revolucionária”

Nota da Samsung chega pouco tempo depois da Xiaomi que mostrou um Mi 10 com UWB controlando gadgets de casa conectada

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (12) um comprometimento de aumentar a adoção de tecnologia UWB (Ultra-wideband em inglês) para mais aparelhos da marca. A fabricante coreana também promete uma solução de chave inteligente com este tipo de conexão de curta distância.

O posicionamento da marca aparece pouco tempo após a Xiaomi mostrar o mesmo UWB controlando dispositivos de casa conectada. Esta tecnologia é uma forma de comunicação por ondas de rádio de altíssima frequência, utilizada pela Samsung em apenas dois modelos de smartphone: Galaxy Note 20 Ultra e Galaxy Z Fold 2 – o iPhone 11, da Apple, também conta com o recurso.

O UWB pode ser visto como uma junção de NFC com Bluetooth, já que faz a transferência de dados e também ajuda na hora de parear gadgets próximos. É possível até apontar a localização deles com estas ondas, ótimo para encontrar uma smartband que está perdida por baixo da almofada do sofá.

Samsung quer Galaxy com UWB como chave de casa

Enquanto a Xiaomi mostrou o controle de dispositivos conectados, sem a necessidade de internet para os comandos, a Samsung foca seu uso no compartilhamento de arquivos com o Nearby Share do próprio Android. Agora, neste comunicado, a marca da Coreia do Sul diz que o UWB estará em mais modelos e que já tem um uso novo para ele: abrir portas sem a chave física.

“Com a futura solução Digital Key da Samsung, você poderá utilizar seu smartphone Galaxy para destrancar a porta de casa assim que se aproximar dela – assim você nunca terá que perder tempo vasculhando seus bolsos e bolsas em busca da sua chave de casa, do escritório ou do carro novamente”, diz a empresa em nota.

Ainda não foram anunciados quais smartphones receberão a conexão UWB, mas muito provavelmente ela estará em breve nos modelos Galaxy S e nos Galaxy A mais caros.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados