Samsung pode colocar tela na dobradiça do Galaxy Z Fold 3

Patente da Samsung revela painel na dobradiça do smartphone; componente pode ser indicador luminoso para notificações

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Esquema revela possível tela na dobradiça do Galaxy Z Fold 3. (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

A Samsung pode anunciar o Galaxy Z Fold 3 no segundo semestre de 2021 com um novo painel integrado à dobradiça. Ao que tudo indica a tela terá a função de indicador luminoso, para alertar sobre novas notificações ou chamadas – algo semelhante ao que as bordas da tela Edge fazem atualmente.

Samsung submeteu o pedido de patente em 2019

O pedido de patente do projeto foi feito pela Samsung no início de 2019, com esquemas que se comparam ao Galaxy Fold original, que se abre e fecha como um livro. A documentação completa, com 44 páginas, foi publicada recentemente pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

De acordo com o relatório, o indicador em LED terá o formato de uma faixa e estreita será montado na dobradiça oculta, com uma tampa parcialmente translúcida. O componente seria capaz de emitir luz vermelha, azul, verde e branca, em diversas combinações, e ficaria escondido quando o smartphone estivesse aberto.

Patente mostra indicador luminoso na dobradiça de smartphone Galaxy dobrável. (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

Patente mostra indicador luminoso na dobradiça de smartphone Galaxy dobrável. (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

Não se sabe ao certo se a nova função chega realmente com o Galaxy Z Fold 3 – vale lembrar que muitas funções patenteadas morrem sem nunca terem visto a luz do dia. Além disso, em fevereiro a Samsung deve anunciar um outro celular dobrável, possivelmente o Z Flip 2, que tem design em concha, mas que não traria a terceira tela.

De todo modo, o indicador luminoso pode ser uma boa saída para aproveitar a tecnologia utilizada na tela Edge (e não descartá-la por completo agora que as bordas dos smartphones topo de linha da marca estão cada vez mais planas).

Mas ainda é muito cedo para acreditar – por enquanto, teremos que esperar pela confirmação oficial da fabricante no próximo ano (ou por vazamentos, cada vez mais comuns na indústria de smartphones).

Com informações: LetsGoDigital e SamMobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados