Qual ar-condicionado é mais econômico?

Avanço tecnológico; saiba qual ar condicionado é mais econômico, novos sistemas de refrigeração para o calor antigo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano

A velha história de arrancar os cabelos para pagar a conta de luz no verão é passado. Uma pequena organização no orçamento já é o suficiente, veja em meu artigo qual ar-condicionado é mais econômico. Quais são as novas tecnologias que tornaram os aparelhos mais populares e quanto de economia é possível fazer.

Ar condicionado externo (Imagem: Ashkan Forouzani/Unsplash)
Ar-condicionado externo (Imagem: Ashkan Forouzani/Unsplash)

Qual ar-condicionado é mais econômico?

De uma forma geral, os aparelhos mais antigos consomem mais energia por terem peças de tecnologia ultrapassada. Um modo simples de observar a economia dos aparelhos modernos é verificar o selo PROCEL de eficiência energética.

Todo mundo, um dia, escutou que ar-condicionado em 220v é mais econômico que em 110v. Pois bem, isso é mito! Ambos os aparelhos precisam da mesma potência para trabalhar, o que difere é a corrente que passa pelos fios para a potência ser alcançada. 

A potência consumida é igual (Watts), e isso que te cobram na conta de luz, kWh (KiloWatts/hora). É melhor focar nas novas tecnologias para conseguir economizar, deixe esse mito de lado.

Ar-condicionado de janela 

Este tipo de aparelho é feito com uma única peça, concentrando todo seu equipamento no mesmo ponto, embutido na parede. O sistema de escape é voltado para fora, e a refrigeração para dentro do ambiente. 

São mais acessíveis, com preços populares. Seu manuseio e instalação são simples, até o próprio usuário faz a instalação. O problema é que foi feito com peças e tecnologia mais antiga, o que torna o aparelho barulhento e com um alto consumo de energia.

Ar-condicionado Split

Reconhecidamente como um modelo mais silencioso e econômico. O modelo Split tem esse nome por ser dividido em duas partes, na mecânica. A condensadora fica dentro do ambiente e a evaporadora separada em um ambiente externo, um tubo liga os dois por onde passa o gás. 

A manutenção e instalação são mais complexas e caras, necessitando de mão-de-obra especializada. O modelo Split é fabricado em duas versões, a convencional e o inverter.

Ar-condicionado Split convencional.

O modelo conta com as vantagens de ser mais econômico que um aparelho de janela, pode ser encontrado com a função ligar e desligar automática. A função faz o compressor desligar ao alcançar a temperatura escolhida, religando somente quando existe um aumento significativo. 

É uma função econômica, mas em dias quentes com a alta temperatura externa, irá ligar o condensador muitas vezes. O religar do equipamento aumenta consideravelmente o consumo de energia. Tudo pra sair da inércia precisa de uma energia elevada.

Ar-condicionado Split inverter

Atualmente, é o mais econômico encontrado no mercado. A tecnologia inverter mantém o condensador ligado direto, em ciclos menores, evitando os picos de energia para religar o aparelho. 

Por manterem a temperatura e o funcionamento da máquina constantes, também são os modelos mais silenciosos. A economia em relação a um Split convencional chega até em 40%. O investimento inicial em um aparelho desses é maior, mas a economia virá nos meses de utilização.

Conclusão

O aparelho de ar-condicionado mais econômico do mercado são os com a tecnologia Inverter. Por ser o mais avançado, foi projetado para não elevar muito os custos com energia, buscando popularizar a utilização dos aparelhos. 

Dicas para economizar com o Ar-condicionado

  • Escolha a potência ideal do aparelho para o tamanho do ambiente: existem diversas calculadoras na internet para descobrir qual a potência ideal para o local. Uma potência abaixo do necessário irá colocar o aparelho trabalhando no extremo, que fatalmente deixa a conta de luz mais cara;
  • Temperatura ideal: os aparelhos trabalhando tanto na temperatura mínima (resfriamento), quanto na máxima (aquecimento), gastam muita energia. Para evitar isso o indicado é deixar a temperatura em 23°C, mantendo o conforto do ambiente e do aparelho ao trabalhar.

Espero ter ajudado a tirar suas dúvidas quanto qual ar-condicionado é mais econômico. Boas compras!

Com informação: consul, elgin, webarcondicionado.com.br

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados