Apple ProRAW é um formato para fotos mais detalhadas no iPhone 12 Pro

Padrão ProRAW combina atributos do formato RAW com recursos de fotografia computacional da Apple no iPhone 12 Pro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Pro (imagem: Apple)

iPhone 12 Pro (imagem: reprodução/Apple)

Ao anunciar o iPhone 12 Pro nesta terça-feira (13), a Apple chamou atenção para os recursos que tornam o modelo “profissional”, como seu sobrenome sugere. Entre eles está o Apple ProRAW, padrão que combina as características do formato de imagem RAW com os recursos de tratamento de imagem da companhia, como Deep Fusion e Smart HDR.

O formato RAW é muito utilizado por fotógrafos e profissionais que trabalham com edição de imagens por preservar os detalhes de uma foto ao não aplicar compactação ou efeitos que, de uma forma ou outra, causam algum tipo de perda de informação, principalmente no que diz respeito a cores. O problema é que essa característica torna o formato incompatível com certos recursos.

Um exemplo é o Deep Fusion. Introduzida na linha iPhone 11, essa é uma tecnologia de fotografia computacional que usa aprendizado de máquina para remover ruídos e melhorar o nível de detalhamento da foto. Já o Smart HDR, outro exemplo, é um recurso capaz de melhorar a iluminação e cores da imagem. Ambos são muito úteis, mas não podem ser usados para gerar imagens em formato RAW.

Com o ProRAW, essa limitação deixa de existir. O usuário poderá usufruir das tecnologias de fotografia computacional da Apple e, ao mesmo tempo, aproveitar todas as características que são possíveis com o formato RAW, como controle de tons e ajustes de faixa dinâmica.

Camadas do ProRAW (imagem: reprodução/Apple)

Camadas do Apple ProRAW (imagem: reprodução/Apple)

Isso é possível graças à sofisticação do chip Apple A14 Bionic que equipa a linha iPhone 12. O trabalho conjunto entre CPU, GPU, processador de sinal de imagem (ISP, na sigla em inglês) e Neural Engine (processador neural) permite que várias camadas de dados sejam reunidas, mas mantidas de forma independente no momento do disparo. Basicamente, é isso que faz o arquivo ProRAW preservar todos os detalhes da imagem.

Mas os usuários do iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max terão que ter um pouco de paciência. O Apple ProRAW está nos ajustes finais e, por isso, será liberado apenas depois de os aparelhos chegarem ao mercado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados