Google Duplex imita humano ao ligar para salões de beleza

Google Duplex, que já era capaz de reservar restaurante por telefone, agora pode ligar para salões de beleza

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Duplex (imagem: reprodução/Google)
Google Duplex (imagem: reprodução/Google)

Para quem não gosta de falar ao telefone, o Google Duplex pode ser uma mão na roda. Apresentado há mais de dois anos, esse sistema é capaz de fazer o Google Assistente imitar uma pessoa nas chamadas. Em sua versão mais recente, a tecnologia pode até ligar para barbearias, cabeleireiros e salões de beleza para reservar horários para o usuário.

Esse é um detalhe interessante porque, quando o Duplex foi apresentado, o Google usou como exemplo justamente a possibilidade de a tecnologia reservar um corte de cabelo. Porém, quando o Google Duplex foi disponibilizado para usuários de smartphones Pixel — os primeiros que tiveram acesso à tecnologia —, só era possível usá-lo para fazer reservas em restaurantes, basicamente.

Com a pandemia, reservas em restaurantes perderam sentido por algum tempo. Mas isso não tornou o Google Duplex inútil. Alguns usuários passaram a usar o sistema para conferir o horário de funcionamento de determinadas lojas, por exemplo. Além disso, o Duplex passou a funcionar em países como Austrália, Canadá e Reino Unido — até então, a tecnologia estava restrita aos Estados Unidos.

Recentemente, o VentureBeat descobriu a função de reservas em salões de beleza e afins. O Google confirmou que esse é um recurso que começou a ser liberado há pouco tempo.

O funcionamento é relativamente simples. O usuário deve acionar a opção de marcar um compromisso na pesquisa do Google ou no Maps. Localizado o estabelecimento de seu interesse, o usuário deve então informar o tipo de corte desejado (masculino, feminino ou corte de cabelo em geral), uma preferência de data para a reserva e a faixa de horário desejada — do meio-dia às 16:00, por exemplo.

Reserva de salão no Google Duplex (capturas: VentureBeat)

Reserva de salão no Google Duplex (capturas: VentureBeat)

Também é possível informar se aquele salão já foi visitado antes (para facilitar a localização dos dados do cliente), se há preferência por algum profissional e informações de contato.

Na sequência, o Google Assistente ligará para o estabelecimento para fazer a reserva com base nas informações fornecidas. No começo da chamada, o Duplex informará que a ligação está sendo feita por uma tecnologia de inteligência artificial e que a conversa será gravada.

A pessoa do outro lado tem a opção de não concordar com a gravação. Se isso ocorrer, a chamada será transferida para um operador humano que dará sequência ao agendamento. O operador também poderá entrar em ação se, por algum motivo, o Google Assistente não conseguir concluir sua tarefa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados