Início » Computador » Apple registra oito novos Macs que podem vir com chip ARM

Apple registra oito novos Macs que podem vir com chip ARM

Notebooks e desktops Mac com Apple Silicon devem ser revelados em novembro com chip baseado no A14 Bionic do iPhone 12

Paulo Higa Por

O evento da Apple nesta terça-feira (13) foi focado nos iPhones 12 e não trouxe novidades para a linha de Macs, que receberá modelos com processadores Apple Silicon até o final de 2020, conforme anunciado pela Apple. Mas oito computadores acabaram de ser registrados em documentos regulatórios — e eles poderão ser os primeiros com os novos chips baseados em arquitetura ARM.

MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Os documentos foram descobertos pelo site francês Consomac e publicados pela Eurasian Economic Commission (EEC), comissão que reúne a Rússia, Cazaquistão e outros países da Eurásia.

Três códigos de modelo (A2147, A2158 e A2182) já haviam aparecido em documentos anteriores, mas eram descritos como Macs com macOS Catalina. Eles nunca chegaram ao mercado e agora são listados como computadores com macOS Big Sur. O CEO Tim Cook anunciou que ainda haveria novos Macs com Intel a caminho, então o trio pode ser esse resquício de x86 na Apple.

Dois MacBooks e três Macs novos devem ter Apple Silicon

Há outros dois notebooks (A2337 e A2338) e três desktops (A2348, A2438 e A2439) nos documentos regulatórios que são inéditos e, consequentemente, os mais prováveis de serem os primeiros Macs com ARM. Eles rodam macOS 11, primeira versão com suporte oficial aos chips Apple Silicon, e foram publicados pela comissão na manhã de terça-feira (13).

A Apple não comenta detalhes dos Macs com ARM; oficialmente, sabemos que eles serão lançados em 2020 e a transição de arquitetura levará até dois anos. Desenvolvedores de aplicativos têm acesso a um Mac Mini com chip Apple A12Z Bionic, o mesmo que equipa o iPad Pro lançado em março de 2020: o kit de desenvolvimento se mostrou mais rápido que outros chips ARM mesmo em modo emulado.

Rumores dão conta de que um evento em novembro revelará dois MacBooks com Apple Silicon: eles devem trazer chips de oito e 12 núcleos, com grupos de núcleos de alto desempenho (Firestorm) e economia de energia (Icestorm), baseados no A14 Bionic, mesmo processador que equipa o novo iPad Air e o iPhone 12.

Com informações: Consomac, 9to5Mac.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação