Início » Finanças » Como cadastrar a chave do Pix no Caixa Tem

Como cadastrar a chave do Pix no Caixa Tem

Veja como cadastrar a chave do Pix no Caixa Tem para fazer pagamentos instantâneos com a conta a partir de novembro de 2020

Lucas Lima Por

A Poupança Social Digital usada para receber os benefícios emergenciais do governo também está habilitada a usar o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Ainda que seja possível enviar e receber dinheiro só a partir de 16 de novembro de 2020, já dá para cadastrar as chaves do Pix no Caixa Tem; saiba como.

Aplicativo Caixa Tem (Foto: Lucas Lima/Tecnoblog)

Aplicativo Caixa Tem (Foto: Lucas Lima/Tecnoblog)

Quando posso usar o Pix para receber e pagar?

As transações com o Pix só ocorrerão a partir de 16 de novembro. Antes disso, algumas instituições já tiveram o cadastro das chaves liberado. Essa janela de tempo é importante para preparar o sistema e informar os clientes sobre o funcionamento do método de pagamento.

O que são as chaves?

Chaves são como apelidos que são usadas para identificar as contas em uma transação. Ao invés de ter que digitar agência, conta, banco e CPF ou CNPJ de quem recebe, será preciso informar só uma chave. Elas poderão ser:

  • CPF;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória (conjunto extenso de letras e números gerados pelo Banco Central).

Como cadastrar uma chave do Pix no Caixa Tem

  1. Toque na opção do Pix, que aparece na tela inicial do Caixa Tem;
  2. Escolha se deseja usar o celular como chave ou escolher outra opção;
  3. Caso selecione para escolher outra chave, o app dará as quatro opções (telefone, e-mail, CPF e aleatória), escolha entre elas;
  4. Confirme a escolha tocando em “Sim, estou de acordo”;
  5. Digite a senha usada no Caixa Tem para finalizar o cadastro.
Cadastrar chave Pix no Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Caixa Tem)

Cadastrar chave Pix no Caixa Tem (Imagem: Reprodução/Caixa Tem)

Pronto. Essa será a chave usada para fazer transações pela Poupança Social Digital. Para receber nessa conta, basta informar a chave cadastrada no Caixa Tem ao pagador.

Cada pessoa física pode ter até cinco chaves do Pix cadastradas em uma mesma conta. Porém, uma mesma chave não pode ser usada em outra conta. Exemplo: se alguém usa o CPF como chave no Caixa Tem, não poderá usar o documento como chave em qualquer outro banco.

Chaves não são definitivas: caso precise mudar, será possível fazer a portabilidade para outra instituição financeira ou fintech.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação