Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Spotify permitirá que podcasts incluam músicas inteiras em episódios

Spotify permitirá que podcasts incluam músicas inteiras em episódios

Com novo formato do Spotify, podcasts poderão usar músicas em seus episódios sem violarem regras de direitos autorais

O Spotify começou a testar um novo formato para podcasts usarem músicas inteiras nos programas sem violarem regras de direitos autorais. Até hoje, o serviço de streaming só autorizava pequenos trechos das faixas. Com a mudança, criadores de conteúdo poderão utilizar músicas para complementarem seus episódios ou produzirem podcasts com foco em seleções musicais.

A opção começou a ser liberada no Anchor, serviço voltado para a criação e publicação de podcasts comprado pelo Spotify no início de 2019. Os usuários da plataforma nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia e na Irlanda já podem criar podcasts no formato interativo. Os episódios criados neste modelo, no entanto, só ficarão disponíveis no Spotify.

Segundo o The Verge, a restrição acontece por conta de acordos do serviço de streaming com gravadoras. A ideia é garantir que os músicos sejam pagos por cada reprodução de suas músicas nos podcasts, como já acontece sempre que usuários escolhem algo para escutar na plataforma.

Tela do Spotify com músicas tocadas em episódio de podcast (Imagem: Divulgação/Spotify)

Os usuários, aliás, encontrarão com facilidades as músicas tocadas nos podcasts. Isso porque a plataforma apresentará os programas como uma espécie de playlist, em que comentários dos apresentadores são separados das faixas. Aqui, há outra restrição: as músicas inteiras só ficarão disponíveis para quem usa o Spotify Premium. Os usuários da versão gratuita, que só permite o modo aleatório, ficarão limitados a 30 segundos de cada faixa.

Spotify ganha novos podcasts musicais

Para marcar a chegada do novo formato de podcasts, o serviço de streaming ganhou sete novos podcasts com músicas. Disponíveis neste link, os programas já têm a opção de avançar para uma determinada música do episódio e salvá-la em sua biblioteca. No meu teste, o recurso está disponível na versão 8.5.79.1061 do Spotify para Android.

O serviço tem trabalhado em melhorias para os podcasts e testa a exibição de enquetes no aplicativo para tornar os programas mais interativos. Além disso, a plataforma liberou uma solução para lançar podcasts em vídeo e passou a oferecer alertas aos usuários sobre novos episódios.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação