Google Play Música para de funcionar em smart speakers

Encerramento do Google Play Música está em curso e deve acontecer até dezembro de 2020; empresa se concentrará no YouTube Music

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Music e Google Play Música no Android. (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
YouTube Music e Google Play Música no Android (Imagem: Tecnoblog)

O Google Play Música ainda existe, mas está em seus últimos dias. O serviço de streaming está encerrando suas funcionalidades aos poucos e abrindo espaço para o YouTube Music. É o caso da integração que permitia usar a plataforma em smart speakers como Google Home Mini e Nest Mini, além de outros alto-falantes e telas inteligentes de terceiros.

A mudança, destacada pelo Android Police, aconteceu nas configurações do aplicativo do Google Assistente. A tela que permite definir o serviço padrão para iniciar a reprodução de músicas por meio de comandos de voz não conta mais com o Google Play Música. Em vez disso, a seção passou a destacar o YouTube Music.

Com a alteração, o Assistente não poderá acessar sua biblioteca ou histórico de reprodução no Google Play Música. Caso você ainda tenha uma conta e queira seguir com seu arquivo, será preciso migrá-lo para o novo serviço de streaming da empresa. E o ideal é que isso aconteça logo: a antiga plataforma deverá ser encerrada até dezembro de 2020.

Tela do Assistente sem Google Play Música (Imagem: Reprodução/Google)

Tela do Assistente sem Google Play Música (Imagem: Reprodução/Google)

Google Play deixa de vender músicas

Como parte da transição para o streaming do YouTube Music, a loja do Google Play Música foi encerrada na segunda-feira (12), impedindo a venda de músicas avulsas. Com isso, quem quiser usar o YouTube Music para escutar faixas compradas, deverá comprá-las em outras lojas e importá-las para a plataforma.

Enquanto isso, a página do Google Play Música informa sobre a transição e explica que “a mudança não será feita de uma hora para a outra”. A página destaca ainda que, caso não optarem por assinar o novo serviço, os usuários podem usar o Google Takeout para não perderem suas músicas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados