Início » Finanças » Nubank e Mercado Pago lideram cadastro de chaves do Pix

Nubank e Mercado Pago lideram cadastro de chaves do Pix

Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Santander respondem por um terço das chaves do Pix cadastradas no Bacno Central

Felipe Ventura Por

O Nubank, Mercado Pago e PagBank (do PagSeguro) respondem por metade das chaves do Pix cadastradas até quarta-feira (14), segundo o Banco Central. Foram registradas 33,8 milhões de chaves no total: o sistema de pagamentos instantâneos permitirá usar o CPF, número de celular ou e-mail para receber transferências, em vez de agência e conta.

Chaves do Pix

Há semanas, o Nubank vem disparando notificações para que clientes de sua conta digital cadastrem chaves do Pix; a fintech também vai sortear prêmios. Isso a levou ao primeiro lugar em número de registros no BC, totalizando 8 milhões.

Em segundo lugar, fica o Mercado Pago, que pertence ao Mercado Livre, com 4,7 milhões de chaves do Pix. Logo em seguida temos o PagBank com 4,3 milhões. As três fintechs representam 50,7% dos cadastros no total.

Grandes bancos respondem por 1/3 de chaves Pix

Enquanto isso, os cinco maiores bancos tradicionais — Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Santander — respondem por cerca de um terço (34,8%). Vale notar que o Santander investiu em uma campanha milionária com a atriz Ana Paula Arósio para divulgar o SX, sua plataforma baseada no Pix, e vai sortear dois prêmios de R$ 1 milhão entre clientes que registrarem suas chaves.

Roberto Campos Neto, presidente do BC, disse no início do mês que as grandes instituições financeiras “vão ter um pedaço menor de uma torta muito maior” no sistema bancário, graças à bancarização e ao avanço das fintechs.

Você poderá informar apenas a chave do Pix para receber uma transferência. O registro da chave não é obrigatório, mas pode facilitar o uso do sistema de pagamentos, que só estará disponível aos usuários em novembro.

Estas são as 20 instituições financeiras com maior número de chaves do Pix cadastradas:

Banco / fintech Nº de chaves Pix %
Nu Pagamentos (Nubank) 8.086.037 23,9%
Mercado Pago 4.731.115 14,0%
PagSeguro 4.317.725 12,8%
Bradesco 3.710.035 11,0%
Caixa Econômica Federal 2.499.903 7,4%
Banco do Brasil 2.147.744 6,4%
Itaú 1.756.684 5,2%
Santander 1.637.709 4,8%
PicPay 1.135.336 3,4%
Banco Inter 889.588 2,6%
Original 523.850 1,5%
C6 Bank 335.738 1,0%
Banrisul 200.022 0,6%
Itaucard 131.062 0,4%
BMG 109.679 0,3%
Banco Pan 93.326 0,3%
SumUp 85.585 0,3%
Digio 50.349 0,1%
Agibank 45.892 0,1%
Safra 45.706 0,1%
Outros 1.266.915 3,7%
TOTAL 33.800.000 100%

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
18 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Alguma das insituições com menos de 0,1% vai fazer sorteio?
Não? Droga.

Mas não surpreende tanto que as liderança esteja com essas.
Eu imagino que boa parte dos clientes do Nubank sejam pessoas que não tenham aversão ao novo e estão mais dispostas a abraçar esse tipo de inovação, ao contrário dos clientes de grandes bancos, que provavelmente são mais tradicionais.

Um dado que seria interessante de ver é quantas pessoas tem conta em uma das que estão liderando e também nos grandes bancos e mesmo assim optou por não cadastrar as chaves nesses bancos.

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Uma pena porque se só as fintechs usarem o pix não vai se popularizar.

Vai ser tipo um Telegram. Muito melhor, mas “ninguém” tem

imhotep (@imhotep)

O pix tem a vantagem de ser grátis pra pessoa física.
Ninguém mais vai querer pagar 10, 15 reais de TED. Muita gente só tem conta em banco tradicional e paga essa tarifa alta ou, qd não paga, tem cesta de serviços cara.
Poucas pessoas têm esse tipo de isenção.

Felizmente mantenho meus unicórnios iConta e Digiconta aqui.

Junior Santos (@junior)

To besta que a CEF ficou na frente de outras instituições…

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Se teu banco tem mais de 500 mil clientes tu vai estar integrado ao PIX querendo ou não, mesmo que não cadastre nenhuma chave vai poder receber transferências pelo pix.

@wellerstz

o MP está em segundo lugar sendo que até agora não consegui cadastrar as chaves, inclusive depois de ler essa matéria entrei no aplicativo do Mercado Pago pra tentar cadastrar e a opção do PIX sumiu

Douglas Amorim (@Douglas_Amorim)

Pode ter certeza que quando entrar em vigor as pessoas tradicionais irão optar. Em algum momento alguém vai pedir pra elas pagarem o churrasco ou o celular usado por transferência. Minha mãe mesmo eu peço pra ela cadastrar e ela fala “eu não, deixa o negócio começar a funcionar pra cadastrar”, aí eu falo em “pré-cadastro” e ela fala que não quer chegar antes, deixa o povo testar primeiro. Mas ela vai ser obrigada a usar pq ela tem uma pequena sorveteria e em algum momento vai chegar um cliente pedindo Pix.

Vanderlei Gomes (@Vanderlei_Gomes)

Tenho medo e dó de quem está cadastrando chave no mercado pago que derruba centenas de contas todo dia sem explicar nada.

Lht (@Santos)

Se os bancos tradicionais não mudar seu atendimento, o jeito que trata o cliente essas fintechs daqui a uma geração ninguém segura elas, principalmente a Nubank.

O público jovem está nas fintechs esse público tem facilidade a aderir a tecnologias novas, o velhos fica na teoria conspiracionista e o medo de uma nova CPMF que não irá existir e quando ver o tempo passou e estão ficando para trás.

imhotep (@imhotep)

Mas isso é normal. As gerações mais velhas vão morrendo e as mais novas vão tomando conta, mais adaptadas às novidades.

Junior Santos (@junior)

Serio isso?

Sammy (@Sammy)

Eles cancelaram um cartão que eu tinha lá por “inatividade”, sendo que o vencimento era em 2025, eu nunca mais coloquei 1 centavo naquela coisa estranha.

imhotep (@imhotep)

Cartão sem uso por 6 meses ou mais pode ser cancelado em qualquer empresa.

Eu tive um Credicard cancelado por falta de uso também.

Isso é normal porque a empresa tem que manter o crédito (seu limite) disponível e isso tem custos para a empresa.

² (@centauro)

O público jovem tem alguma informação que o público velho não tem pra saber que a nova CPMF não irá existir?

Daniel Plácido (@Daniel_Placido)

Meu Deus do céu, ta ai a prova mais clara da ignorância do povo Brasileiro em usar um MercadoPago da vida como uma alternativa de recebimento de dinheiro!

Exibir mais comentários