SP distribuirá chips com 3 GB de internet para estudantes

Chips do governo serão entregues para estudantes da rede pública em situação de pobreza e extrema pobreza

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
A gaveta na lateral esquerda suporta dois SIM cards e a entrada para microSD (de até 256 GB)
Chip de celular. Foto: Emerson Alecrim/Tecnoblog

O governo de São Paulo irá distribuir 750 mil chips de internet 4G para alunos, professores e funcionários da rede pública estadual. Destinados à população mais vulnerável, a medida deve habilitar o ensino remoto ou híbrido e permitirá a execução de atividades fora da sala de aula durante a pandemia do novo coronavírus.

Chips do governo terão internet 4G, ligações e SMS

Serão dois pacotes de dados fornecidos pelo governo do estado:

  • Para alunos: 3 GB de internet por mês
  • Para professores e servidores: 5 GB de internet por mês

O plano também dá acesso ilimitado ao Centro de Mídias, onde os conteúdos pedagógicos são publicados pelas escolas. Os chips dos professores ainda incluem ligações e SMS.

A medida está restrita aos estudantes em situação de pobreza e extrema pobreza no CadÚnico que estejam matriculados do 8° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio. Os chips serão distribuídos pelas escolas entre os meses de novembro e dezembro de 2020.

O investimento será de R$ 75 milhões para o serviço funcionar durante 12 meses. O governo não divulgou qual é a operadora que irá fornecer o acesso. Em junho de 2020, o estado contratou 22,9 mil chips da TIM com 20 GB de internet por R$ 441 mil. Com duração de quatro meses, os planos foram destinados aos alunos de ETECs e FATECs.

Além de São Paulo, outros estados adotaram medidas para viabilizar o ensino remoto. O Distrito Federal firmou uma parceira para zero rating com a Claro e TIM, e estudantes que utilizam essas operadoras têm acesso gratuito à plataforma de ensino. Já o Rio Grande do Sul fez um acordo com Claro, Oi, TIM e Vivo para patrocinar os dados gastos com o Google Classroom.

Com informações: Telesíntese.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados