O que muda do iPhone 11 para o iPhone 12?

5G, chip, câmera; o que muda do iPhone 11 para o iPhone 12 e quais as vantagens de comprar o novo smartphone da Apple

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 7 meses
iPhone 12 x iPhone 11 (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
iPhone 12 X iPhone 11 (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

A Apple fez em seu lançamento do iPhone 12 um grande evento, apresentando mudanças e atualizações que prometem uma nova era para os smartphones da marca. O que muda do iPhone 11 para o iPhone 12? Quais são vantagens em adquirir o novo modelo da Apple, quanto a experiência do usuário pode melhorar?

Quais são os modelos do iPhone 12

O iPhone 12 foi lançado com quatro modelos diferentes, cada um focado em um tipo de necessidade. 

  • iPhone 12: modelo padrão com inúmeras tecnologias superiores ao anterior;
  • iPhone 12 Mini: mesmas configurações do padrão, sendo mais leve e fácil de carregar, tela reduzida e bateria menor;
  • iPhone 12 Pro: modelo focado para captura de imagens, com 1 lente a mais, zoom mais potente;
  • iPhone 12 Pro Max: levemente superior em qualidade de captura de imagens do modelo Pro, tela maior.

O que muda do iPhone 11 para o iPhone 12?

Conectividade: 5G

A nova linha de aparelhos do iPhone 12 é a primeira a vir, completamente compatível, com a tecnologia de conexão 5G. Com a chegada do novo padrão de dados, os fãs da Apple já podem ficar tranquilos, estarão na vanguarda e prontos para aproveitar toda a velocidade que o 5G irá proporcionar.

Chip

O iPhone 11 vinha com o chip A13 Bionic (terceira geração dos chips neurais), que já era de uma tecnologia muito elevada. Como melhorar nunca é demais, a Apple lançou em sua linha do iPhone 12 a 4º geração de chips neurais, o novíssimo A14 Bionic

Considerado o chip mais rápido em um smartphone — em comparação com a concorrência chega a ser 50% mais rápido — apresenta recursos de fotografia computacional impressionantes, junto com o novo Apple ProRAW para um controle com mais liberdade criativa nas fotos. 

O A14 Bionic também oferece a primeira experiência de vídeo Dolby Vision em até 60 fps, muita tecnologia para o chip construído no processo de 5-nanômetros.

Tamanho: iPhone 12 Mini

Para quem estava se incomodando com o crescente tamanho das telas e dificuldade para guardar os aparelhos, foi lançado o iPhone 12 Mini. Ele tem todas as características do modelo padrão iPhone 12, câmeras, chips, mas com a tela reduzida de 5,4 polegadas. 

A bateria tem uma potência um pouco menor, nada que atrapalhe o dono do smartphone. O destaque vem para o peso, cerca de 30% mais leve que o iPhone 11.

Câmera e foto: iPhone 12 Pro e Pro Max

Usuários da Apple que não abrem mão de uma excelente qualidade de captura de imagens estarão satisfeitos ao conhecer os modelos Pro e Pro Max do iPhone 12. Nessa categoria é possível listar muitas melhorias em relação a geração anterior do smartphone da Apple.

  • 3 câmeras: Ultra-angular, Grande-angular, Teleobjetiva;
  • Pelo menos o dobro de zoom óptico (4x e 5x);
  • Dupla estabilização óptica de imagem ou feita por deslocamento de sensor;
  • Gravação de vídeo HDR com Dolby Vision até 60 qps;
  • Pelo menos o dobro de zoom digital (6x e 7x).

Acessórios: Sem carregador e fone na caixa

É isso mesmo, a partir do iPhone 12 os aparelhos não vem com fone e carregador na caixa. Não é, necessariamente, uma manobra para fazer o usuário gastar mais. Tudo faz parte da introdução da nova tecnologia MagSafe, que melhora o carregamento sem fio para uma experiência mais eficiente. 

O MagSafe oferece uma experiência única para o iPhone, com uma série de ímãs ao redor da bobina de carregamento sem fio, que se conecta perfeitamente ao iPhone. Os carregadores MagSafe fornecem 15W de energia.

As soluções de carregamento são o MagSafe Charger e o MagSafe Duo Charger para uso com iPhone e Apple Watch. Outros acessórios MagSafe serão lançados por empresas terceirizadas.

Essas são as mudanças mais notáveis na nova geração da Apple. Espero ter ajudado a entender um pouco o que muda do iPhone 11 para o iPhone 12. Boas compras!

Com informações: apple 1, apple 2, apple 3, apple 4

Receba mais sobre iPhone 12 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados