Como consultar o cartão do SUS pelo aplicativo [Conecte SUS]

Aplicativo oferece versão digital do Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS); veja como conferir a numeração do documento

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 5 meses
Aplicativo Conecte SUS/Gabrielle Lancellotti
Aplicativo Conecte SUS/Gabrielle Lancellotti

É possível consultar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo Conecte SUS. O documento, que apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país. O registro reúne dados pessoais e de outros documentos (CPF e RG) e formas de contato, como endereço, e-mail e telefone.

Tempo necessário: 5 minutos

O aplicativo Conecte SUS está disponível nas lojas App Store e Google Play Store. Para fazer login no app é necessário ter uma conta Gov.br — identificação do cidadão para ter acesso aos serviços digitais do governo. Caso ainda não tenha uma conta, é possível criá-la na página oficial do Governo Federal do Brasil [acesso.gov.br/login].

  1. Faça login com a conta Gov.br

    Uma vez que entrar no aplicativo, faça o login na sua conta Gov.br para acessar suas informações já cadastradas na base de dados do governo.tela do aplicativo Conecte SUS com o botão de login em destaque

  2. Acesse o cartão do SUS

    Após ter feito o login, toque no botão laranja, no canto inferior direito da tela. O cartão com o nome completo do cidadão e o número do registro também ficam disponíveis para consulta. Nessa mesma tela, é possível mostrar o QR Code ou salvar e compartilhar o cartão em outros aplicativos.aplicativo do conecte SUS com destaque para o botão do cartão virtual, no canto inferior direito da tela

Na versão do app Conecte SUS para iOS (iPhone) é possível exportar seu cartão virtual para o app Wallet. Dessa forma, o acesso ao documento é facilitado. Para fazer isso, toque no ícone indicado pela seta branca, exibido no canto superior direito da tela.

Como exportar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) para o Wallet/Reprodução

Também é possível consultar o número do seu Cartão Nacional de Saúde na página da web do Conecte SUS [conectesus-paciente.saude.gov.br]. Você pode tocar na opção “meus dados”, no menu lateral do site ou tocar no círculo laranja, no canto inferior direito da tela para visualizar o seu cartão.

Cartão do SUS: como consultar pela página da web

De acordo com o Ministério da Saúde, além de identificar o indivíduo e permitir a localização de prontuários pelo número do cartão, esse documento tem o objetivo de oferecer um histórico de atendimentos médicos, internações e exames já realizados.

Vale destacar que a formação de um histórico completo dos indivíduos depende da estrutura das unidades de saúde, que deve permitir que as informações dos pacientes sejam adicionadas, virtualmente, no banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações de: Conecte SUS e Ministério da Saúde

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Sistema Único de Saúde na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Canal Exclusivo

Relacionados