Início » Saúde » Como consultar o cartão do SUS pelo aplicativo [Conecte SUS]

Como consultar o cartão do SUS pelo aplicativo [Conecte SUS]

Aplicativo oferece versão digital do Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS); veja como conferir a numeração do documento

Gabrielle LancellottiPor

É possível consultar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde (CNS) — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo Conecte SUS. O documento, que apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país. O registro reúne dados pessoais e de outros documentos (CPF e RG) e formas de contato, como endereço, e-mail e telefone.

Aplicativo Conecte SUS/Gabrielle Lancellotti

Aplicativo Conecte SUS/Gabrielle Lancellotti

De acordo com o Ministério da Saúde, além de identificar o indivíduo e permitir a localização de prontuários pelo número do cartão, esse documento tem o objetivo de oferecer um histórico de atendimentos médicos, internações e exames já realizados.

Vale destacar que a formação de um histórico completo dos indivíduos depende da estrutura das unidades de saúde, que deve permitir que as informações dos pacientes sejam adicionadas, virtualmente, no banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como consultar o cartão do SUS [Conecte SUS]

O aplicativo Conecte SUS está disponível nas lojas App Store e Google Play Store. Para fazer login no app é necessário ter uma conta gov.br — identificação do cidadão para ter acesso aos serviços digitais do governo. Caso ainda não tenha uma conta, é possível criá-la na página oficial do Governo Federal do Brasil [acesso.gov.br/login].

  1. Baixe o Conecte SUS na loja de apps
    do seu smartphone e faça o login;
  2. Toque no círculo de cor laranja,
    no canto inferior direito da tela;
  3. Toque no símbolo do QR Code, na parte
    inferior da tela, para “virar o cartão” e exibir
    o formato de código.

Cartão do SUS: como consultar CNS no Conecte SUS/Reprodução

Na versão do app Conecte SUS para iOS (iPhone) é possível exportar seu cartão virtual para o app Wallet. Dessa forma, o acesso ao documento é facilitado. Para fazer isso, toque no ícone indicado pela seta branca, exibido no canto superior direito da tela.

Como exportar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) para o Wallet/Reprodução

Também é possível consultar o número do seu Cartão Nacional de Saúde na página da web do Conecte SUS [conectesus-paciente.saude.gov.br]. Você pode tocar na opção “meus dados”, no menu lateral do site ou tocar no círculo laranja, no canto inferior direito da tela para visualizar o seu cartão.

Cartão do SUS: como consultar pela página da web

Com informações de: Conecte SUS e Ministério da Saúde

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando