Google Maps facilitará ver se um local está muito movimentado

Para ajudar a decidir qual local visitar, Google Maps indicará se um local está muito cheio mesmo se você não pesquisar por ele

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Maps indicará lotação junto aos ponteiros dos locais no mapa (Imagem: Divulgação/Google)

Maps indicará lotação junto aos ponteiros dos locais no mapa (Imagem: Divulgação/Google)

O Google Maps ganhará uma atualização para ajudar a conferir qual a lotação de um local. Agora, além de pesquisar um estabelecimento e verificar as informações em sua página na plataforma, será possível usar apenas o mapa do aplicativo para saber, em tempo real, se um espaço está muito movimentado. O recurso deverá ser liberado em breve para Android, iOS e a versão web.

Na navegação, o Google Maps destaca ponteiros de locais que considera mais relevantes. Com a mudança, eles passarão a contar, já no mapa, com mensagens curtas, como “mais movimentado do que o normal”, “um pouco movimentado” e “não muito movimentado”. As informações em tempo real sobre a lotação também serão apresentadas pelo aplicativo quando você estiver em direção ao local.

Segundo o Google, o engajamento dos recursos de horários de pico e lotação em tempo real do Maps cresceu 50% entre março e maio. Isso é explicado pela pandemia do novo coronavírus, que fez as pessoas planejarem melhor a saída de casa. “Durante a pandemia, essas informações se transformaram em uma ferramenta essencial, ajudando as pessoas a entenderem rapidamente o quão movimentado um lugar deve estar para que possam tomar decisões melhores sobre para onde ir e quando”, afirmou a empresa.

A expectativa é quintuplicar o número de locais que contam com dados de movimentação em em tempo real. Para isso, a plataforma planeja levar essas informações a mais estabelecimentos como mercearias, lavanderias, farmácias e postos de combustível, bem como espaços abertos como praias e parques.

Google Maps atualizará Live View

O Live View, modo de realidade aumentada do Maps, também ganhará atualizações. Nos próximos meses, o recurso passará a exibir, no Android e no iOS, dados sobre a lotação dos estabelecimentos para os quais o celular está sendo apontado. A ideia é permitir que usuários tenham informações sobre a lotação e o horário de funcionamento de locais como restaurantes e lojas assim que passarem em frente a eles.

Live View mostrará horário de funcionamento e lotação (Imagem: Divulgação/Google)

Live View mostrará horário de funcionamento e lotação (Imagem: Divulgação/Google)

O Google Maps também passou a destacar cuidados de saúde dos estabelecimentos para usuários quais exigem máscaras e verificam a temperatura dos clientes, por exemplo. As informações são oferecidas por responsáveis pelos locais, mas, em breve, também poderá ser oferecida pelos usuários.

Maps destaca cuidados de saúde nos locais (Imagem: Divulgação/Google)

Maps destaca cuidados de saúde nos locais (Imagem: Divulgação/Google)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados