Como liberar espaço do WhatsApp no Android

Saiba como liberar espaço do WhatsApp no Android usando uma ferramenta nativa do próprio mensageiro

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
WhatsApp (imagem: Anton/Pexels)
WhatsApp disponibiliza recurso nativo que permite excluir vários arquivos (Imagem:Anton/Pexels)

O WhatsApp tem criado algumas ferramentas para melhorar a experiência de uso dentro da plataforma, eliminando a necessidade de usar aplicativos de terceiros. Uma das novidades apresentadas recentemente foi a reformulação do menu “Uso de Armazenamento”, que entrega aos usuários novas possibilidades.

Nesse tutorial, mostro a vocês como liberar espaço do WhatsApp no Android. Antes de mais nada, é importante lembrar que a ferramenta pode ser encontrada apenas na versão beta do aplicativo, por enquanto indisponível no iOS (iPhone). Para ter acesso ao recurso, é só ler este tutorial e baixar o WhatsApp Beta.

Como liberar espaço do WhatsApp no Android

Graças a reformulação feita pelo aplicativo, agora temos novas opções que facilitam a exclusão de vários arquivos. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Abra o WhatsApp no Android;
  2. Toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela e vá em “Configurações”;
    Toque nos três pontinhos para abrir as configurações do WhatsApp (Imagem: Reprodução\WhatsApp)
  3. Toque em “Armazenamento e dados”;
  4. Agora em “Gerenciar armazenamento”;

Feito isso, o mensageiro irá mostrar uma tela cheia de opções interessantes. A primeira delas está logo no começo: trata-se de uma “barrinha” que deixa bem claro a quantidade de armazenamento usado pelos arquivos de mídia do WhatsApp e por outros aplicativos. Isso ajuda na hora de você saber quanto espaço ainda tem disponível no aparelho.

Logo abaixo, existe uma seção chamada “Analisar e apagar itens”, que mostra arquivos maiores que 5 MB. Normalmente, esse menu exibe todos os vídeos enviados e recebidos pelo WhatsApp, afinal, esse tipo de conteúdo costuma ser maior que os demais. Veja abaixo como excluí-los:

  1. Toque e segure em um (ou mais) arquivos para selecioná-los — também é possível tocar na opção “Selecionar todos” no canto superior direito da tela;
  2. Quando o aplicativo perguntar se você deseja apagar esses itens, toque em “Apagar”;
    Como liberar espaço do Whatsapp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
  3. O próprio WhatsApp avisa que os arquivos ainda “podem permanecer salvos no seu aparelho”, então aconselho que verifique a galeria de imagens para confirmar a exclusão.

Por fim, temos a seção “Conversas”, onde será mostrado uma lista com contatos que você fala diariamente e a quantidade de armazenamento que cada um está consumido. O procedimento para deletar os arquivos é o mesmo do passo anterior.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados