Windows 10 migra mais um recurso do Painel de Controle

Seguindo transição do Painel de Controle para as configurações, Windows 10 atualizou opção de mudar taxa de atualização do monitor

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Recurso para mudar taxa de atualização no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Recurso para mudar taxa de atualização no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft tem trabalhado para levar recursos do Painel de Controle clássico para a tela de configurações do Windows 10. A mudança mais recente ocorreu na Build 20236 do sistema operacional, onde participantes do programa Insider têm uma nova forma de mudar a taxa de atualização de seus monitores caso queiram que os objetos exibidos na tela se movimentem com mais fluidez.

Com a atualização da versão de testes do Windows 10, a mudança da taxa de atualização do monitor pode ser feita ao acessar Configurações > Sistema > Vídeo > Configurações avançadas de tela. Na página, o sistema oferece mais detalhes sobre a tela e destaca que “uma taxa maior oferece movimentos mais suaves, mas também consome mais energia”.

Antes da mudança para a tela de configurações, as opções relacionadas ao monitor ficavam somente no Painel de Controle, que tem perdido espaço no sistema. Vale lembrar que as opções de taxas de atualização dependem do monitor que está sendo utilizado e, como a alteração aconteceu na versão de testes, é possível que ela seja alterada antes de chegar à versão estável.

Windows 10 ganha histórico de pesquisa

Outra mudança no Windows 10 é o histórico que passou a ser exibido ao clicar no campo de busca, ao lado do menu Iniciar. Para ajudar a encontrar o que você deseja, o sistema passou a mostrar, a partir da versão 1809, os quatro termos mais recentes de pesquisa, sejam eles programas, arquivos, configurações ou URLs.

É possível remover itens da lista individualmente ao mover o cursor sobre eles ou desativar o recurso em Configurações > Pesquisar > Permissões e Histórico.

Histórico de pesquisa no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Histórico de pesquisa no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados