Início » Aplicativos e Software » Windows 10 migra mais um recurso do Painel de Controle

Windows 10 migra mais um recurso do Painel de Controle

Seguindo transição do Painel de Controle para as configurações, Windows 10 atualizou opção de mudar taxa de atualização do monitor

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft tem trabalhado para levar recursos do Painel de Controle clássico para a tela de configurações do Windows 10. A mudança mais recente ocorreu na Build 20236 do sistema operacional, onde participantes do programa Insider têm uma nova forma de mudar a taxa de atualização de seus monitores caso queiram que os objetos exibidos na tela se movimentem com mais fluidez.

Recurso para mudar taxa de atualização no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Recurso para mudar taxa de atualização no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Com a atualização da versão de testes do Windows 10, a mudança da taxa de atualização do monitor pode ser feita ao acessar Configurações > Sistema > Vídeo > Configurações avançadas de tela. Na página, o sistema oferece mais detalhes sobre a tela e destaca que “uma taxa maior oferece movimentos mais suaves, mas também consome mais energia”.

Antes da mudança para a tela de configurações, as opções relacionadas ao monitor ficavam somente no Painel de Controle, que tem perdido espaço no sistema. Vale lembrar que as opções de taxas de atualização dependem do monitor que está sendo utilizado e, como a alteração aconteceu na versão de testes, é possível que ela seja alterada antes de chegar à versão estável.

Windows 10 ganha histórico de pesquisa

Outra mudança no Windows 10 é o histórico que passou a ser exibido ao clicar no campo de busca, ao lado do menu Iniciar. Para ajudar a encontrar o que você deseja, o sistema passou a mostrar, a partir da versão 1809, os quatro termos mais recentes de pesquisa, sejam eles programas, arquivos, configurações ou URLs.

É possível remover itens da lista individualmente ao mover o cursor sobre eles ou desativar o recurso em Configurações > Pesquisar > Permissões e Histórico.

Histórico de pesquisa no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Histórico de pesquisa no Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Que saudade do Windows 7…

Luiz Henrique (@Luiz574)

Talvez em 2032 a Microsoft termine de migrar tudo

JulioCampos (@juliocesar)

KKK… A MS devia fazer um mutirão para tornar a sua interface mais consistente. Uns recursos nem tão complexos são migrados a conta gotas. E os ícones então… uma mistureba de décadas de versões. Talvez isso seja o sexy appeal do sistema…

Gabriel (@gabrielcarlos)

Eu não sinto falta do sistema em si, mas da consistência visual e de usabilidade. Windows 10 tá aí há mais de 5 anos e até hoje é essa coisa feia, confusa, inconsistente, cheia de retalhos.

Arthur Dubeux (@artheux)

Que saudades do Windows 7…²
É extremamente ridículo não poder usar um sistema que você prefere por sua configuração ser mais nova. Isso faz sentido em sistemas antigos como Windows 98, 2000. Mas do Windows 7 para o 10? Só rindo mesmo.

CAV (@cav)

Eu estou bastante preocupado.
Ainda estou no Windows 8.1, e pretendo levá-lo até 2023 (isto se o meu notebook durar até lá), e ainda assim tenho dúvidas de que até lá o Windows 10 estará mais interessante.