Início » Telecomunicações » O que é uma small cell? [Antena de celular]

O que é uma small cell? [Antena de celular]

Complemento de cobertura; saiba o que é uma small cell e como sua utilização vai maximizar a área com sinal 4G LTE e 5G

Leandro Kovacs Por

Vou explicar em meu artigo o que é uma small cell, como ela pode ampliar a cobertura de sinal de dados dos provedores em locais densos e com maior demanda. Será essa a grande solução para transformar a chegada do 5G em uma verdadeira revolução tecnológica? 

Ruas de Toronto, Canadá (imagem: Laura Bilger/Unsplash)

Ruas de Toronto, Canadá (imagem: Laura Bilger/Unsplash)

O que é uma small cell?

A small cell é um aparelho que permite ampliação da cobertura do sinal de dados em locais com maior demanda ou com densas coberturas. Esses aparelhos complementam a rede macro, melhorando a cobertura, adicionando capacidade direcionada e oferecendo suporte a novos serviços e experiências de usuário.

 São vários tipos de small cells, com alcance, nível de potência e fator de forma variados. As menores unidades são para uso residencial interno e os modelos maiores são células de ampliação urbanas ou rurais, em ambientes externos.

É tão pequena quanto o nome diz?

Uma rede para transmissão de dados é uma rede complexa. Ela é capaz de fornecer o 4G, futuramente 5G, mas a tecnologia das small cells é uma ideia simples. 

A maioria dos dados de celular de hoje viajam entre torres e antenas que podem subir centenas de metros, custam muito caro e tem manutenção demorada. As small cells são do tamanho de um cooler de churrasco ou frigobar.

Qual a importância da small cell para o 5G?

Na raiz de sua construção,a small cell é um transmissor e receptor sem fio, projetados para fornecer cobertura de rede para áreas menores. 

Portanto, mesmo que as torres “macro” com suas estruturas altas e com potência elevada mantenham o sinal de rede forte para grandes distâncias, a small cell se adapta no ambientes com maior densidade populacional e de barreiras físicas, como as cidades.

O objetivo da small cell é melhorar a experiência de celular, com dados, para os usuários finais. Amplia a cobertura e as velocidades de transferência de dados, onde os dispositivos podem competir por largura de banda. 

Small cells demonstraram prolongar a vida útil da bateria do aparelho, reduzindo o consumo de energia, para que os dispositivos possam ficar mais tempo sem precisar de carga. Os provedores de rede querem entregar o 5G mais rápido possível e os aparelhos small cell tem se mostrado a melhor tecnologia para essa otimização.

Vamos aguardar e ver como as operadoras de telefonia celular vão se sair nesse novo universo. A cobrança dos clientes pela qualidade do 5G também incentivará um maior investimento das operadoras, no Brasil as coisas costumam demorar um pouco mais, temos muito histórico de baixo investimento em tecnologia.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é uma small cell. A melhoria do serviço depende do investimento das operadoras, mas a possível resposta já está aí. 

Com informações: verizon, smallcellforum, ctia

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação