O que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C?

Faixas de frequência de comunicação; saiba o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C, como são definidos esses espectros

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
Antena de Banda C (imagem: Galen Crout/Unsplash)
Antena de Banda C (imagem: Galen Crout/Unsplash)

As Bandas de comunicação têm características diferentes. Veja em meu artigo o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C, quais as diferenças e definições desses modelos de transmissão tão importantes para as telecomunicações.

O que é Banda?

Os equipamentos usados para comunicação, sem fio, fazem uso de uma frequência ou um conjunto de frequências chamada banda. Normalmente são utilizados para a transmissão de informações e dados. 

Muitos equipamentos têm a função de comunicação sem fio e os satélites não são diferentes. O satélite utiliza uma combinação de frequências com o objetivo de transmitir as informações. A internet via satélite utiliza as bandas: Banda Ku, Banda Ka, Banda C.

O que é Banda Ku?

Banda Ku é uma das faixas de frequência que são utilizadas para a internet via satélite. Seu modelo de comunicação costuma ser utilizado no movimento entre satélite → antena e vice e versa.

As características físicas encontradas em suas antenas são mais simples que as de outras frequências. São pequenas, com material mais frágil, tendo seu custo muito reduzido. A qualidade do material utilizado interfere no seu desempenho, constantemente sofrem interferências climáticas. 

A faixa de frequência usada comercialmente fica entre 10.7 GHz e 18 GHz também sendo utilizada por emissoras de TV, outros serviços como radares e pela polícia.

O que é Banda Ka?

A Banda Ka é a que tem a frequência mais alta e o maior espectro de banda para operar, na faixa de 27 e 40 GHz. Foi evitada por muito tempo, pois é mais suscetível a degradação de sinal, fenômeno rain-fade, absorção dos sinais de rádio por gelo, neve ou a própria atmosfera.

As empresas correram atrás de tecnologia para reverter esse quadro, a Embratel por exemplo, já oferece internet de banda larga na frequência Banda Ka, alimentando as regiões mais distantes com sua conexão. É a solução para os problemas de congestionamento das frequências mais baixas.

O aumento da operacionalidade da banda Ka é devido à grande demanda de processos baseados na internet. Não é simplesmente uma zona de fuga da Banda Ku; a Banda Ka tem um novo tipo de arquitetura de transmissão com gerenciamento da largura das bandas, modelos de satélites que oferecem maior qualidade, melhor performance e acessos rápidos.

O que é Banda C?

A Banda C é uma faixa de frequência que os satélites utilizam para realizar a comunicação utilizando o espectro de frequência entre 3.7 GHz a 6.425 GHz e funciona para transmissão de dados tanto analógicos e digitais.

É reconhecida pela grande estabilidade de sinal, permitindo que informações continuem trafegando mesmo sob condições climáticas adversas, tempo fechados com nuvens carregadas, chuvas fortes, excesso de poluição e até evaporação das florestas.

É o inverso da situação da banda Ku, o custo operacional para utilizar essa banda é mais baixo, em compensação, os equipamentos utilizados têm um valor muito elevado. O investimento pode ser recuperado ao longo do tempo, mas o capital inicial deve ser robusto.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é Banda Ku, Banda Ka e Banda C. O futuro, principalmente do tráfego de dados via internet, é a expansão estável da Banda Ka. 

Com informações: elsys, everythinggrf, portelink, embratel

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Banda Ku na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados