Início » Aplicativos e Software » PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação

PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação

Reforço na segurança do Windows pode ocasionar erros em drivers de terceiros; Microsoft prevê falhas em softwares antigos

Ana Marques Por

Na última quinta-feira (15), a Microsoft anunciou uma atualização que modifica a verificação de software de drivers no Windows 10. A novidade pretende reforçar a segurança contra drivers maliciosos, mas pode causar um aumento em erros durante a instalação de um driver de terceiros, de acordo com a empresa.

Windows 10. (Imagem: unsplash)

Windows 10. (Imagem: Unsplash)

De acordo com a empresa, ao tentar visualizar as propriedades da assinatura utilizando o Windows Explorer, os usuários afetados poderão encontrar duas mensagens de erro. São elas:

  • “O Windows não pode verificar o editor deste software de driver”
  • “Nenhuma assinatura estava presente no assunto”

Esses problemas aparecem quando um arquivo de catálogo é formatado incorretamente e é identificado pela validação do Windows.

“A partir desta versão, o Windows exigirá a validade do conteúdo PCKS #7 codificado em DER nos arquivos de catálogo. Os arquivos de catálogo devem ser assinados de acordo com a seção 11.6 de descrição da codificação DER”, explica a empresa.

Apesar de prever que as falhas aconteçam apenas com drivers antigos, a Microsoft aconselha usuários que encontrarem as mensagens de erro descritas acima a entrarem em contato com o fabricante para pedir que ele carregue o driver com as correções necessárias.

Apesar parecer de burocrático, o procedimento faz parte dos esforços da Microsoft para combater possíveis brechas em segurança no Windows. A atualização de outubro conseguiu eliminar 87 vulnerabilidades, incluindo uma falha de gravidade 9,8/10, que permitia que hackers utilizassem pacotes maliciosos para invadir o sistema.

Com informações: ZDNet

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sérgio (@trovalds)

Junte a isso os “ativadores” de origem duvidosa e “o Windows é uma porcaria, trava toda hora, não presta”.

Hoje o Windows já tem uma base própria bem extensa de drivers que são instalados automaticamente e que em 99% das instalações são mais que suficientes pra máquina rodar redondo. Únicos drivers que você precisa obrigatoriamente instalar do fabricante/fornecedor são drivers de vídeo e alguns drivers de som se você quiser algum recurso a mais que não venha no driver da base da MS.

Claro, tem um ou outro hardware mais exótico pra qual o Windows não vai ter driver.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Mas o Windows que tenho (original) num SSD externo exclusivo pra converter VHS trava muito e não tem ativadores. Sobre o SSD externo, ele é USB 3.1 e rapidíssimo.

Sérgio (@trovalds)

Chuto que seja algo com o drive externo ou a USB propriamente dita. O drive externo tem uma controladora pra fazer a conversão dos dados pra transmitir/receber via USB.

Eu (@Keaton)

Fala dos ativadores exe? O Windows 10 dá para ativar com bat (visualizavel no notepad).

Como tu conseguiu a proeza de instalar num SSD externo? hahaha
O Windows geralmente se recusa à ser instalado em drives externos. wtf
E quão longo é o cabo USB? Faz um benchmark da velocidade de leitura/escrita desse SSD.

Tacaca Nuclear (@TacacaNuclear)

CACARA! Garimpador de relíquias!!! Como o colega já te responde, talvez seja problema no cabo USB. AFETA DEMAAAAIS!

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Não pq quando comprei o Notebook com esse mesmo SSD com o Windows, fui brindado com os mesmos travamentos. Não são travamentos de lentidão do SSD, até pq as taxas de leitura eram na faixa dos 400 MB/s. E já usei muito SSD via USB com Linux, até mesmo em interfaces pesadas como o Gnome (aquilo é uma ancora).

UPDATE: O SSD apresenta excelente desempenho tanto na USB quanto no Sata.
O problema é o famoso “não está respondendo”, que ocorre aleatóriamente, não importa quão leve seja a interface. Ao mesmo tempo coisas mais pesadas como renderizções (da qual o SSD externo é o destino) não ocorre travamento algum. Ate mesmo aplicativos externos são mais estáveis que o Windows, menos o aplicativo da placa de captura, aquilo é uma caca em sata, USB, etc.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Veio no notebook, só coloquei o SSD numa case. Taxa de transferência e tempo de resposta exatamente iguais ao sata.
UPDATE: Após plugar o USB só resetei o S.O pros padrões de fabrica e vuala.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Hoje a tarde farei.

Eu (@Keaton)

Uai, normal. Cada um usa o OS que quer. (mas lembro que o Ubuntu tem um driver capenga pra GPU recente da AMD por não querer nada não-opensource…)

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Então, fiz o Benchmark, aproveitei e tentei reparar algum problema de consumo ou baixa
velocidade do SSD, a velocidade tá dentro do esperado (menos a leitura aleatória que foi um pouco mais baixa que o esperado), após desativar o Anti-Virus (Windows Defender) os travamentos diminuíram.

Aqui está o Benchmark:

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Então, boa parte dos travamentos eram culpa do anti-vírus, que por algum motivo tavam fazendo o SSD ir a quase 100% de uso (A largura de banda disponível para o SSD segundo o Benchmark era cerca de 400 MB/s). Dá uma olhada no vídeo ai encima. Ainda assim, o sistema em alguns momentos apresenta congelamentos (embora tenham ficado mais raros com a desativação do AV.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Sim, Linux e Radeon não combinam. Foi-se o tempo que era a combinação perfeita.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Achava que desde o Windows 8 (se não me engano) havia erros quando se instalam drivers sem certificação.
Isso deve afetar principalmente donos de hardware que não costumam atualizar drivers ou possuem itens de procedência duvidosa.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Então, descobri (mais) uma coisa além do Anti-vírus, o agendador do Windows derruba o clock do processador e ele engasga (as vezes trava aplicativos). Mas como sou usuário de Linux e isso só ocorre no Windows, nem vale a pena resolver (até pq só desativar o Anti-vírus do Windows já melhora 90%.

Eu (@Keaton)

Ubuntu, não todos. hahaha

Exibir mais comentários