Início » Aplicativos e Software » PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação

PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação

Reforço na segurança do Windows pode ocasionar erros em drivers de terceiros; Microsoft prevê falhas em softwares antigos

Ana Marques Por

Na última quinta-feira (15), a Microsoft anunciou uma atualização que modifica a verificação de software de drivers no Windows 10. A novidade pretende reforçar a segurança contra drivers maliciosos, mas pode causar um aumento em erros durante a instalação de um driver de terceiros, de acordo com a empresa.

Windows 10. (Imagem: unsplash)

Windows 10. (Imagem: Unsplash)

De acordo com a empresa, ao tentar visualizar as propriedades da assinatura utilizando o Windows Explorer, os usuários afetados poderão encontrar duas mensagens de erro. São elas:

  • “O Windows não pode verificar o editor deste software de driver”
  • “Nenhuma assinatura estava presente no assunto”

Esses problemas aparecem quando um arquivo de catálogo é formatado incorretamente e é identificado pela validação do Windows.

“A partir desta versão, o Windows exigirá a validade do conteúdo PCKS #7 codificado em DER nos arquivos de catálogo. Os arquivos de catálogo devem ser assinados de acordo com a seção 11.6 de descrição da codificação DER”, explica a empresa.

Apesar de prever que as falhas aconteçam apenas com drivers antigos, a Microsoft aconselha usuários que encontrarem as mensagens de erro descritas acima a entrarem em contato com o fabricante para pedir que ele carregue o driver com as correções necessárias.

Apesar parecer de burocrático, o procedimento faz parte dos esforços da Microsoft para combater possíveis brechas em segurança no Windows. A atualização de outubro conseguiu eliminar 87 vulnerabilidades, incluindo uma falha de gravidade 9,8/10, que permitia que hackers utilizassem pacotes maliciosos para invadir o sistema.

Com informações: ZDNet

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sérgio (@trovalds)

Junte a isso os “ativadores” de origem duvidosa e “o Windows é uma porcaria, trava toda hora, não presta”.

Hoje o Windows já tem uma base própria bem extensa de drivers que são instalados automaticamente e que em 99% das instalações são mais que suficientes pra máquina rodar redondo. Únicos drivers que você precisa obrigatoriamente instalar do fabricante/fornecedor são drivers de vídeo e alguns drivers de som se você quiser algum recurso a mais que não venha no driver da base da MS.

Claro, tem um ou outro hardware mais exótico pra qual o Windows não vai ter driver.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Mas o Windows que tenho (original) num SSD externo exclusivo pra converter VHS trava muito e não tem ativadores. Sobre o SSD externo, ele é USB 3.1 e rapidíssimo.