PCs com Windows 10 passam a bloquear drivers sem certificação

Reforço na segurança do Windows pode ocasionar erros em drivers de terceiros; Microsoft prevê falhas em softwares antigos

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 (Imagem: unsplash)
Windows 10. (Imagem: Unsplash)

Na última quinta-feira (15), a Microsoft anunciou uma atualização que modifica a verificação de software de drivers no Windows 10. A novidade pretende reforçar a segurança contra drivers maliciosos, mas pode causar um aumento em erros durante a instalação de um driver de terceiros, de acordo com a empresa.

De acordo com a empresa, ao tentar visualizar as propriedades da assinatura utilizando o Windows Explorer, os usuários afetados poderão encontrar duas mensagens de erro. São elas:

  • “O Windows não pode verificar o editor deste software de driver”
  • “Nenhuma assinatura estava presente no assunto”

Esses problemas aparecem quando um arquivo de catálogo é formatado incorretamente e é identificado pela validação do Windows.

“A partir desta versão, o Windows exigirá a validade do conteúdo PCKS #7 codificado em DER nos arquivos de catálogo. Os arquivos de catálogo devem ser assinados de acordo com a seção 11.6 de descrição da codificação DER”, explica a empresa.

Apesar de prever que as falhas aconteçam apenas com drivers antigos, a Microsoft aconselha usuários que encontrarem as mensagens de erro descritas acima a entrarem em contato com o fabricante para pedir que ele carregue o driver com as correções necessárias.

Apesar parecer de burocrático, o procedimento faz parte dos esforços da Microsoft para combater possíveis brechas em segurança no Windows. A atualização de outubro conseguiu eliminar 87 vulnerabilidades, incluindo uma falha de gravidade 9,8/10, que permitia que hackers utilizassem pacotes maliciosos para invadir o sistema.

Com informações: ZDNet

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados