Google encerra app Contatos de Confiança no Android e iOS

Praticamente todas funções do Contatos de Confiança já estão presentes dentro do Google Maps, sem a necessidade de outro app

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Contatos de Confiança será descontinuado em dezembro (Imagem: reprodução/Google)
Contatos de Confiança será descontinuado em dezembro (Imagem: reprodução/Google)

O Google sextou nesta semana com um alerta para os usuários do aplicativo Contatos de Confiança: ele será descontinuado ainda neste ano. A ferramenta já não faz muito sentido em pleno 2020, quando praticamente todos os recursos dela estão dentro do Google Maps e de forma nativa.

O Contatos de Confiança foi lançado em dezembro de 2016, com o objetivo de compartilhar a localização de usuários com outras pessoas escolhidas. A ideia é de oferecer informações para segurança, como onde o fulano está, quanto de bateria ele tem no aparelho e a última posição conhecida – caso a bateria tenha ficado sem energia, ou o smartphone sem sinal de internet.

O olhar em segurança vai além e permite que um contato envie a localização exata e um alerta para todos de sua lista, como forma de pedir ajuda. Em pouco tempo foi inserida a opção de temporizar o compartilhamento da posição no planeta.

Google Maps tem quase tudo do Contatos de Confiança

Basicamente tudo isso acabou entrando no Google Maps, seja no Android ou então no iPhone, iPad ou iPod Touch. O foco no aplicativo de mapas do gigante das buscas não é a segurança, tanto que ele não oferece as opções para pedir ajuda, mas todo restante está lá: quanto de bateria o aparelho ainda tem, se ele está conectado na energia, junto da localização exata e quanto tempo faz que ela foi enviada.

A redundância de ferramentas fez o Google avisar os usuários do Contatos de Confiança sobre o fim do serviço. “Os Contatos de confiança não terão mais suporte após 1º de dezembro de 2020. Até lá, você poderá continuar usando o app se ele estiver instalado no seu dispositivo. Se quiser compartilhar sua localização com outros, use o Compartilhamento de local no Google Maps”, diz o comunicado da empresa.

Se você precisa das funções específicas do Contatos de Segurança, existem outros apps que fazem algo semelhante. Um deles, bastante famoso, é o Life360 e ele funciona tanto no iPhone como no Android.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados