A Microsoft começou a forçar a exibição de atalhos de web apps do Office em alguns PCs com Windows 10 sem a permissão dos usuários. Os relatos indicam que o sistema operacional passou a destacar ícones das versões web de programas como Word, Excel, PowerPoint e Outlook, mesmo que as versões convencionais sequer tenham sido instaladas nos dispositivos.
Web apps do Office no menu Iniciar do Windows 10 (Imagem: Reprodução/The Verge)
Segundo o The Verge, os atalhos dos web apps do Office apareceram após uma atualização forçada, como costuma acontecer em correções urgentes de segurança. Para mostrar os ícones, o Windows 10 foi reiniciado, também sem autorização. Alguns usuários afirmaram que o processo os levou a perder o conteúdo de arquivos que não haviam sido salvos.
Once again, @Windows has restarted without notifying me and caused me to lose some work.
I was typing note in Notepad, but had not yet transferred it to a Google Doc. Got up to get some water, when I came back my PC was rebooting. Text is gone. cc @StarFire2258 because ugh this
— Sean Buckley (@seaniccus) October 4, 2020
Após a atualização, o sistema operacional mostra os atalhos no menu Iniciar. Caso alguns deles seja selecionado, o web app é aberto no Microsoft Edge, ainda que ele não tenha sido escolhido como padrão. No navegador, o usuário é apresentado para uma versão limitada dos programas, que já existe há algum tempo. A página também exibe links que tentam atrair assinantes para a versão premium.
Críticas por atualização do Windows 10
Ainda que os web apps não ocupem espaço nos PCs, a Microsoft foi criticada por conta da prática invasiva. Sem autorização dos usuários ou necessidade de atualização, como acontece nos casos de segurança, a empresa interferiu em dispositivos apenas para realizar publicidade. Para piorar, os atalhos criados indevidamente forçaram o uso do navegador da companhia.
A Microsoft não explicou se a exibição dos atalhos no Windows 10 foi um erro, um teste ou uma mudança definitiva. Felizmente, é possível desinstalar os web apps do Office. Eles podem ser removidos pelo Edge ao acessar edge://apps ou por meio da tela de Aplicativos e Recursos do Windows 10.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Nada fora do normal no mundo do software, tenho um Android aqui que parece que é um cavalo de troia do Google, de tanta coisa embutida que não consigo desinstalar. O pior é que o coitado só tem 16 GB de disco.
É só um atalho, tem coisas piores que acontecem nesse mundo dos sistemas operacionais.
Mas o Windows Update não tem uma configuração que permite ao usuário escolher um período de horas onde o reinício automático não deve acontecer? Vejo muita gente reclamando que o PC reinicia “fora de hora” mas nem sabe que dá pra configurar isso.
Ou o Windows tá ignorando essa configuração? Se for, aí sim é problema. Se não, só mais um dos vários casos de pessoas que não personalizam as configurações de acordo com suas necessidades.
Exato, nunca passei por uma reinicialização “surpresa”
Google faz isso. Tudo normal.
E pior que esses bloatwares são instalados na partição /system da memória interna, logo mesmo que você os desinstale, não terá como aproveitar o espaço liberado para instalar aplicativos do usuário ou para arquivos. Ao menos não em condições normais, sem root.
Tem sim, existe uma opção para definir intervalo em que o Windows não irá reiniciar automaticamente
a máquina. Agora se o SO não está honrando a escolha do usuário, não sei dizer, mas não duvido isso acontecer.
aqui quando eu estava com problemas relacionados a pacote de idioma, o windows ficava todo dia instalando e desinstalando o pacote, e nisso ele ignorava a configuração de horário que eu estipulei
Pacotes de idiomas são tratados como recursos sob demanda, não como atualizações, por isso não honram as configurações de horário ativo do Windows Update.
Também nunca vi um recurso sob demanda forçar uma reinicialização automática, até porque a maioria deles já pode ser utilizados logo após a instalação, sem reiniciar…